Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Licenciatura em História oferta 40 vagas em Araguaína, via Sisu e PSC
SISU 2021/1

Curso de Licenciatura em História oferta 40 vagas em Araguaína, via Sisu e PSC

Escrito por Poliana Macedo | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Lunes, 15 Marzo 2021 11:36 | Última actualización: Viernes, 19 Marzo 2021 11:44

Com o objetivo de habilitar professores de História para ministrarem aulas do 6º ao 9ª ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, o curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Tocantins/Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFT/UFNT) tem a missão de formar profissionais capazes de compreenderem e interferirem na realidade do seu tempo, privilegiando a articulação com a educação básica e com a diversidade social regional.

O curso de Licenciatura em História oferta 20 vagas por semestre, por meio do Sisu 2021/1 e mais 20 vagas por meio do PSC 2021/1. As aulas são no período noturno e o corpo docente é formado majoritariamente por professores doutores, sendo 15 ao todo e dois professores mestres.

Para o coordenador do curso, o professor Luciano Galdino, a missão do curso é “promover a produção e a divulgação do conhecimento histórico, formando profissionais aptos ao exercício do trabalho docente em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas didáticas e pedagógicas essenciais à sua produção e difusão”, ressaltou.

Por que História?

O curso de Licenciatura em História da UFT é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) desde 1985. O colegiado é composto por 90% docentes doutores. O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi atualizado em 2019, de acordo com a Resolução n° 2/2015 (CNE/CP). E, principalmente, “os membros do colegiado são cientes do desafio de desenvolver um currículo de História capaz de formar profissionais críticos e conscientes de suas opções teórico-metodológicas, de suas práticas de pesquisa e difusão do conhecimento pedagógico e histórico”, ressaltou o coordenador do curso.

O curso de História tem seu planejamento do ensino focado na reflexão crítico-analítica do componente curricular de História e ainda realizam práticas de ensino, de pesquisa e de extensão que promovam o desenvolvimento do processo de formação do professor de História.

Projetos

O aluno que optar pelo curso de História terá um mundo de possibilidades dentro dos grupos e projetos de pesquisa e extensão. Ainda segundo o coordenador, um dos projetos de pesquisa e extensão que tem chamado mais atenção no curso está ligado ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saberes e Práticas Agroflorestais (NEUZA) que resulta da relação do Programa de Pós-graduação em Cultura e Território (PPGCult), do Colegiado de História da UFT com  a Comissão Pastoral da Terra – Araguaia/Tocantins. “Ele objetiva produzir pesquisa e extensão de forma integrada, inter e transdisciplinar em saberes e práticas agroflorestais, especificamente, recolher, descrever e analisar os saberes e práticas agroecológicas tradicionais”.

Dentre os demais projetos de pesquisa que o curso oferece, estão: Grupo de Pesquisa em Religião e Cultura Popular no Tocantins (GPEncanTO); Sigillum:  Estudos sobre diplomacia e história diplomática; Grupo de Pesquisa Economia e cultura dos comuns: práticas e espaços de alternativas de desenvolvimento na região da Amazônia; Grupo de Pesquisa História Regional, Memórias e Territorialidades; Grupo de Pesquisa História e Religião; Grupo de Pesquisa História, cultura e território; o Laboratório de Estudos de Política e Sociedade (LEPOLIS); o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Violência (NUPEV); o Núcleo de Estudos da História da Arte e da Cultura (NEHAC/UFT/Araguaína); o projeto de extensão “Cineclube e História: o cinema como leitura história e produção do conhecimento”; e, o Grupo de Estudos e Pesquisas História, Didática da História e Narrativas nas perspectivas de Jörn Rüsen e de Paul Ricoeur.

SISU e PSC 2021/1

Pelo Sisu a oferta das vagas é dividida nas modalidades de Ampla concorrência (AC), Ações Afirmativas UFT (subdivididas entre Indígenas e Quilombolas); e da Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas). As  inscrições  para  os  cursos,  cujas  vagas  serão  ofertadas  no  Processo  Seletivo Sisu-UFT 2021/1, devem ser realizadas no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do   dia   09 de  abril  de   2021, observado   o   horário   oficial   de   Brasília (DF), exclusivamente    pela    Internet,    por    meio    do    Portal    do    Sisu,    no    endereço http://sisu.mec.gov.br.

Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui).

Já no PSC 2021/1, o Edital de nº 192/2021, abriu oficialmente o Processo Seletivo Complementar (PSC) referente ao semestre 2021/1. O interessado no ingresso em curso de graduação, via PSC na UFT, poderá utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020.

O candidato tem duas oportunidades de ingressar na UFT! Só vem!