Página inicial > Últimas Notícias > Hospital de Doenças Tropicais da UFT tem nova gerente de Ensino e Pesquisa
GOVERNANÇA

Hospital de Doenças Tropicais da UFT tem nova gerente de Ensino e Pesquisa

Escrito por Daianni Parreira (HDT) | Edição: Samuel Lima (Sucom) | Publicado: Jueves, 11 Marzo 2021 09:17 | Última actualización: Jueves, 11 Marzo 2021 09:21

A médica Danielle Pereira Barros também é professora do curso de medicina da UFT, Câmpus de Araguaína

Na última segunda-feira (08), por meio da Portaria-SEI Nº 39, publicada no Boletim de Serviço Nº 1018, a médica e professora Danielle Pereira Barros foi nomeada para exercer o cargo de Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital de Doenças Tropicais, da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT). A unidade de saúde fica no município de Araguaína (TO) e integra a Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Os hospitais universitários são muito mais que centros de formação de recursos humanos e de desenvolvimento de tecnologia para a área de saúde”, declarou a gestora sobre o novo desafio, e completou, “o atendimento prestado à população de forma gratuita e aberta à participação das comunidades merece ser destacado, porque toda a sociedade é beneficiada, não somente com o atendimento em si, mas com as pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas na universidade".

Trajetória no HDT-UFT

Minha trajetória no HDT-UFT começou em junho de 2018, por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS), para o cargo de Clínica Médica. Em maio de 2019, passei a compor o corpo clínico como médica efetiva na Clínica Médica, após aprovação no Concurso Nacional da Ebserh. Nesse período, minha área de atuação no HDT-UFT foi essencialmente dedicada à enfermaria, atuando como preceptora da Residência de Clínica Médica. Porém, antes mesmo de passar no concurso da Ebserh, fui aprovada no concurso da UFT, onde sou professora do curso de Medicina.

Expectativas

Importante ressaltar que por ter atuado como preceptora da Residência de Clínica Médica, meu foco e interesse sempre foi voltado para a área do Ensino e Pesquisa, por esse motivo, ao assumir esse novo cargo de Gerente de Ensino e Pesquisa, o meu principal objetivo é de auxiliar e colaborar com as atividades já desenvolvidas na GEP, mas também propor e investir em iniciativas que ampliem o setor, para que o mesmo tenha um maior destaque na estrutura do HDT-UFT.

Sob esse aspecto, minha expectativa é a de contribuir cada vez mais para o crescimento e desenvolvimento do hospital, com ênfase na formação universitária, principalmente por entender que os hospitais universitários são fundamentais para a formação dos estudantes da graduação e pós-graduação.

Em se tratando do contato com a prática profissional, há de se destacar que os hospitais universitários possibilitam aos alunos, sob a supervisão de profissionais formados e experientes, um amplo conhecimento sobre o funcionamento interno de um hospital, além da oportunidade de desenvolver pesquisas, conhecer as novas tecnologias e equipamentos, e compreender a importância de um atendimento humanizado aos pacientes.

Currículo resumido

Possui Graduação em Medicina pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos - ITPAC/FAHESA (2012). Residência Médica em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia - HUGO (2015). Residência Médica em Reumatologia pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Goiás (HC-UFG) (2017). Atuou como médica efetiva e preceptora da Residência de Clínica Médica do HDT-UFT/EBSERH. Atualmente, é professora do curso de Medicina da UFT, Câmpus de Araguaína-TO.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

marcador(es): Home,HDT-UFT