Página inicial > Últimas Notícias > Reitor da UFT concorre à eleição da Andifes
DIRETORIA

Reitor da UFT concorre à eleição da Andifes

Escrito por Vírginia Magrim | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Jueves, 30 Julio 2020 12:50 | Última actualización: Jueves, 30 Julio 2020 15:18

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) elege, na próxima sexta-feira (31), durante a CLXXX reunião do Conselho Pleno da Andifes, a diretoria executiva que vai ficar à frente do órgão pelo próximo ano.

Nesta eleição, apenas uma chapa se inscreveu e é composta pelos reitores:

• Presidente - Reitor Edward Madureira Brasil – UFG 1º
  • Vice-presidente - Reitor Marcus Vinicius David – UFJF
  • Suplente - Reitor Luís Eduardo Bovolato – UFT
  • 2º Vice-presidente - Reitora Joana Angélica Guimarães – UFSB
  • Suplente - Reitor Paulo Afonso Burmann – UFSM

Bovolato avalia essa participação como representativa para a UFT, já que trará uma visibilidade para instituição e permitirá acesso rápido às informações e grandes discussões da área, além de abrir a interlocução com outras universidades. Para ele, um dos grandes desafios do grupo será enfrentar as consequências que a pandemia trouxe para o ensino superior.

“Temos o desafio de reinventar a universidade em um momento difícil, onde o acesso aos conteúdos e a sequência das atividades acadêmicas, inevitavelmente, vai passar pelo ensino das novas tecnologias e metodologias. Isso envolve a inclusão digital, acesso à internet, qualidade dos equipamentos, fluência e domínio dos professores para trabalhar os diferentes conteúdos utilizando a tecnologia, entre outras questões”, pontua o reitor da UFT.

Outro problema que deverá ser enfrentado, de acordo com Bovolato, será o impacto sério do ponto de vista financiamento, já que a arrecadação do estado brasileiro, bem como a atividade econômica, foi prejudicada. Se todos esses desafios assustam a chapa inscrita? A resposta é clara, não! “São nos momentos de dificuldades que surgem as grandes oportunidades e as possibilidades de mudança e transformação”, garante Bovolato, que pretende conduzir e orientar universitários, fazendo a interlocução com outras esferas do governo federal, neste momento delicado.

Saiba mais

A Andifes, criada em 23 de maio de 1989, é a representante oficial das universidades federais na interlocução com o governo federal, com as associações de professores, de técnico-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral.

marcador(es): Home