Página inicial > Últimas Notícias > Capes lança edital para desenvolver pós-graduação na Amazônia Legal

Capes lança edital para desenvolver pós-graduação na Amazônia Legal

Escrito por Redação CCS/Capes | Edição: Samuel Lima (Sucom/UFT) - Revisão: Paulo Aires | Publicado: Martes, 19 Mayo 2020 16:33 | Última actualización: Miércoles, 27 Mayo 2020 19:12
Serão investidos até R$ 56,4 milhões em até 90 projetos de consolidação da pós-graduação nos estados da Região Norte, Maranhão e Mato Grosso. Ao todo, serão financiadas 720 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Serão 720 pesquisadores beneficiados com bolsas para estudo na Amazônia Legal (Foto: João Mendes - CCS/Capes)Empenhada em diminuir as diferenças regionais e desenvolver a Região Amazônica – composta pelos sete estados da região Norte, mais Maranhão e Mato Grosso – a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lança nesta terça-feira, 19, o edital n⁰ 13 de 2020 sobre Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação na Amazônia Legal (PDPG Amazônia Legal).

A ação incentiva propostas de Planos de Desenvolvimento de Programas de Pós-Graduação (PPGs) em áreas estratégicas da Amazônia Legal. Serão apoiados projetos para consolidar programas já existentes, criar novas áreas de concentração ou programas dentro das áreas abrangidas pelo edital.

Entre os objetivos específicos do Programa estão a ampliação da formação de recursos humanos de alto nível na região e a contribuição para o equilíbrio regional da pós-graduação brasileira, fixando pesquisadores de alto nível nas Instituições de Ensino Superior (IES) participantes. O aumento da produção científica e tecnológica na Amazônia Legal, intensificando o impacto regional, é outro critério da iniciativa.

Para Benedito Aguiar, presidente da Capes, este edital “tem um papel fundamental na redução de assimetrias no país, a partir do fortalecimento da pesquisa em temas de grande relevância para o desenvolvimento científico e tecnológico na amazônia legal”.

Oito áreas temáticas são abarcadas pelo Programa: Biotecnologia, Biodiversidade, conservação e recuperação ambiental, Saúde pública, doenças tropicais e tecnologias para o trabalho em saúde, Combate e prevenção voltados ao enfrentamento de epidemias, Engenharias, tecnologia de informação e comunicação, Clima, energia e recursos hídricos, Produção animal e vegetal sustentável e Diversidade sócio-cultural, sustentabilidade e atividades socioeconômicas.

Para participar, é necessário que os pró-reitores de pós-graduação e pesquisa das instituições enviem suas propostas com os Planos de Desenvolvimento da Pós-Graduação pelo Sistema de Inscrições da Capes (Sicapes). Serão três fases de análise – Técnica, Mérito e Prioridade. No âmbito do mérito serão considerados para pontuação a relevância das propostas, a relevância na pós-graduação e pesquisa, o impacto socioeconômico para os estados e região da Amazônia Legal, as estratégias adotadas para a formação e fixação de pessoal e o potencial para a geração de inovações apropriáveis.

Cada proposta aprovada receberá financiamento de até R$ 627 mil, sendo R$ 200 mil para custeio e R$ 427 mil para bolsas. Os selecionados terão duas bolsas de mestrado com duração de 24 meses, duas bolsas de doutorado com duração de 36 meses e quatro bolsas de pós-doutorado com duração de 12 meses. As instituições serão responsáveis pela seleção dos próprios bolsistas.

O prazo para submissão das propostas à Capes vai até 30 de junho de 2020. O resultado preliminar está previsto para 2 de setembro, com divulgação do resultado final em 22 de setembro deste ano. A implementação dos projetos deve ter início a partir de outubro.

Confira o edital completo
Amazônia Legal

A área conhecida como Amazônia Legal corresponde a 59% do território nacional e é composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O Programa foi lançado em novembro de 2019, em conjunto com as instituições de ensino superior dos estados. A elaboração do Programa contou com a participação direta das IES, que levantaram os pontos fortes e as carências da região.