Página inicial > Últimas Notícias > Mestrado em Comunicação da UFT está com inscrições abertas para oficina e cursos de capacitação
PALMAS

Escrito por Eduardo Azevedo (PPGCom/UFT) | Edição: Samuel Lima (Sucom/UFT) - Revisão: Paulo Aires | Publicado: Lunes, 18 Mayo 2020 15:26 | Última actualización: Lunes, 18 Mayo 2020 20:31

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCom), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do grupo de pesquisa “Trabalho e emancipação: coletivo de pesquisa e extensão (UFT/CNPq)”, está com inscrições abertas, entre os dias 18 e 29 de maio, para uma oficina sobre preenchimento do Ccurrículo Lattes e cursos de capacitação sobre Análise do Discurso Redação de Artigos a partir da 7Ed da APA, dentre outros. As atividades estão previstas para o mês de junho e serão realizadas por meio de videoconferência na plataforma Google Meet.

A professora Dr.ª Liliam Deisy Ghizoni e o professor Dr. Eder Ahmad Charaf Eddine são os organizadores deste Ciclo de Atividades, que tem como objetivo o compartilhamento de conhecimento entre docentes e participantes de todo o Brasil.

Liliam explica que foi realizada, juntamente com o representante dos estudantes do PPGCom, uma pesquisa para avaliar a condição atual dos mestrandos ingressantes para aulas e atividades a distância no programa. Um dos pontos destacados era como os estudantes estavam preparados psicologicamente para tais atividades, neste momento de isolamento social.  De acordo com as informações obtidas, foi observado que a maioria respondeu que para as aulas teriam dificuldades, mas para cursos esporádicos, principalmente sobre métodos e técnicas de pesquisa, estariam mais disponíveis.

“Deste modo, via pós-doutorado do Prof. Dr, Eder Eddine, viabilizamos três minicursos em maio, os quais tiveram grande adesão, tanto de alunos do PPGCom/UFT quanto de outros estados da Federação, e destes nasceu esta proposta de ampliar para o mês de junho. Gostaria de salientar que estas atividades não são para alunxs expectadores, mas para que haja a interação, com perguntas (via chat ou via áudio, simultâneo a atividade), exemplificações dos seus estudos em andamento, entre outros. Deste modo a optamos pelo Google Meet, o que requer que os participantes além de internet, acessem via computador para melhor visualização do ministrante, dos colegas e da apresentação do professor”, disse Liliam.

Em maio, foram disponibilizados três minicursos voltados para a atualização metodológica e para o compartilhamento de conhecimento. Os assuntos debatidos foram: Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos; Análise e conteúdo aplicada a pesquisas em comunicação e Saúde mental na pós-graduação: desafios em tempos de pandemia.  A professora destacou ainda que todas as atividades são gratuitas: “Por acreditarmos na universidade pública, gratuita e de qualidade”, finalizou.

De acordo com o Eddine, é importante fomentar atividades que auxiliem acadêmicos e comunidade no que diz respeito a atualização sobre informações que envolvem a pesquisa. Ele reforçou essa necessidade, principalmente neste momento de isolamento causado pelo novo Coronavírus. “Ficar em casa é necessário, por isso precisamos nos movimentar com as ferramentas que temos para continuar trabalhando e promovendo ações que venham a auxiliar estudantes e até mesmo a sociedade, que tem interesse em ciência e pesquisa”, disse.

Os três cursos promovidos em maio tiveram as inscrições encerradas com antecedência, devido a grande procura. Eddine falou que isso serviu como incentivo para os cursos de junho. “Ao ver que muitos gostaram da iniciativa, percebemos que é possível ampliar as capacitações. É uma forma de garantirmos, pelo menos de maneira razoável, o compartilhamento de conhecimento via Universidade Pública”, completou o professor.

Link para as inscrições

As inscrições podem ser realizadas pelos interessados(as), enquanto houver a disponibilidade de vagas, por meio do link https://bit.ly/InscricaoPPGCOMUFT.

Organização

As ações são frutos da Parceria entre o PPGCom, por meio do Curso de pós-doutorado do Prof. Dr. Eder Ahmad Charaf Eddine (sob supervisão da Profª. Dr.ª Liliam Deisy Ghizoni), o grupo de Pesquisa Trabalho e Emancipação: Coletivo de Pesquisa e Extensão (UFT/CNPQ) e o Curso de Psicologia do Uniceub. A monitoria será feita pelo mestrando José Eduardo de Azevedo Gomes Rodrigues. Mais informações, pelos e-mails Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. ou Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo..

Os cursos
  • Minicurso - Análise do Discurso: a busca pela materialidade da linguagem
    Data: 08/06/2020
    Horário de Início: 14h30 (horário de Brasília)
    Ministrante: Dra. Edna de Mello Silva
  • Oficina - Currículo Lattes: como preencher?
    Data: 10/06/2020
    Horário de Início: 14h30 (horário de Brasília)
    Ministrante: Mestranda Suzete Gaia
  • Minicurso - Redação de artigos a partir da 7a. ed. das normas da APA