Página inicial > Últimas Notícias > Implantação de novos módulos do AGHU visa otimizar serviços no HDT-UFT
TECNOLOGIA

Implantação de novos módulos do AGHU visa otimizar serviços no HDT-UFT

Escrito por Daianni Parreira | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Martes, 28 Abril 2020 09:31 | Última actualización: Martes, 28 Abril 2020 20:35

São quatro funções contempladas: Prescrição Médica, de Enfermagem, Multiprofissional e Controle de Pacientes

O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) está implantando mais quatro módulos do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), sistema adotado como padrão aos Hospitais Universitários Federais filiados a Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O aplicativo padroniza as práticas assistenciais e administrativas e permite a criação de indicadores nacionais, facilitando a adoção de projetos de melhorias comuns para esses hospitais.

A implantação dos novos módulos está na fase de treinamento e concluída a etapa, pretende otimizar atividades desenvolvidas pelos médicos, equipe de enfermagem e multiprofissionais, que serão responsáveis pela utilização dos módulos: Prescrição Médica, Prescrição de Enfermagem, Prescrição Multiprofissional e Controle de Pacientes. Com os módulos já implantados: Internação, Paciente e Prontuário Online, a Unidade de Saúde em breve terá sete módulos em funcionamento.

O analista de Tecnologia da Informação Eduardo Amaral descreveu alguns dos benefícios da utilização do AGHU. “A informatização dos prontuários agiliza o processo, permite extração de dados estatísticos com mais facilidade, auxilia na gestão hospitalar, padroniza o processo de trabalho e tudo isso reflete na melhoria do atendimento do paciente, uma vez que ficará mais fácil a identificação de gargalos e erros nos processos de trabalho, oportunizando adequações que tendem favorecer a comunidade em geral”, conclui.

Saiba mais sobre os novos módulos

Prescrição da Enfermagem: constitui-se em um ato onde o enfermeiro, depois de coletar dados, analisar as necessidades de cuidados do paciente e estabelecer o diagnóstico de enfermagem, prescrever os cuidados que serão executados pelos profissionais da equipe.

Prescrição Médica: permite ao médico, depois de analisar as informações clínicas do paciente, estabelecer uma conduta que será executada por diversos profissionais da saúde, cada um com suas atribuições específicas.

Prescrição Multiprofissional: o objetivo é informatizar os registros da anamnese e evolução dos pacientes, além de inclusão de notas adicionais no que tange às tarefas da equipe multiprofissional.

Controle do Paciente: o intuito é informatizar os registros dos controles do paciente, abrangendo os processos de monitorizações e controle hídrico, permitindo agilidade na visualização da informação e maior segurança na assistência ao paciente.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

marcador(es): Home,HDT-UFT