Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Revista Desafios lança edição especial sobre a Covid-19
Início do conteúdo da página
Interdisciplinar

Revista Desafios lança edição especial sobre a Covid-19

Escrito por Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Jueves, 23 Abril 2020 14:28 | Última actualización: Jueves, 23 Abril 2020 18:15

Revista Desafios - Edição Especial Covid-19A pandemia da Covid-19 pegou o mundo de surpresa e tem exigido respostas e ações rápidas não só do poder público, mas de toda a sociedade. A universidade é um dos setores que estão pesquisado soluções para o problema, como contribuindo de forma prática. A UFT, por exemplo, tem confeccionado e doado equipamento de proteção individual, álcool 70%, entre tantas outras ações educativas.

E seus trabalhos não param por aí, cumprindo com o papel de levar informação com qualidade, a Revista Desafios - Revista Interdisciplinar da UFT - publicou uma série de artigos no contexto da atual pandemia abordando temas relevantes como os impactos das fake news, medicamentos, nutrição, segurança de alimentos, entre outros temas.

Guilherme Nobre, diretor de Pesquisa da UFT, explica que a decisão de fazer essa edição especial veio ao perceberem a quantidade de desinformação sobre o assunto neste momento. Diante deste cenário, eles buscaram abordar diferentes áreas para informar a comunidade acadêmica, os profissionais de saúde e comunidade em geral. “Escolhemos trabalhar uma linguagem mais simples para que o máximo de pessoas pudessem compreender a informação. O intuito é levar informação científica e atual a todos, incluindo profissionais da saúde, sobre o que realmente tem sido estudado pela ciência em relação à Covid-19”, destaca o diretor.

Interdisciplinar

Os artigos foram redigidos por um time de especialistas de várias instituições de ensino, tais como a UFT, UFG, UFMG, UFF, UFAM, UnB e UFOB. Os mesmos contribuem para o esclarecimento de informações atuais sobre um problema tão novo para a sociedade. Djane Braz Duarte, professora da UNB, faz parte do time de autores dessa edição. Para ela, é fundamental neste momento que todos tenham informação de qualidade, baseada em dados científicos e a revista colabora com a sociedade neste ponto.

Em seu artigo, Djane buscou mostrar quais medicamentos mais promissores estão sendo estudados como possível tratamento para a Covid-19. “Embora ainda não tenhamos a cura ou prevenção, discutimos as evidências e as limitações de cada medicamento”, destaca ela. Mas a pesquisadora deixa claro: “É necessário dizer que ainda precisamos esperar a publicação destes estudos clínicos que estão em andamento para saber se de fato algum destes medicamentos será eficaz contra a Covid-19”.

Adriene Ribeiro Lima, professora da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense (UFF), também contribuiu com o periódico. Para ela, a edição especial da revista se destaca pela abordagem de um tema atual e de extrema relevância, e, as parcerias estabelecidas entre as Universidades Federais na elaboração dessa edição potencializam a divulgação da informação. “A comunidade científica tem o dever de levar informações confiáveis à população de forma acessível, em especial neste momento de pandemia. Nesse âmbito, a edição especial da Revista Desafios cumpre esse papel com louvor”, enfatizou Adriene.

Para conferir todos os artigos desta edição especial da Revista Desafios, basta clicar no link abaixo:

Revista Desafios – Suplemento Especial Covid-19

 

registrado em:
marcador(es): Propesq,Home,Coronavirus
Fim do conteúdo da página