Página inicial > Últimas Notícias > Live sobre a temática das abelhas, no cenário ambiental da Covid-19, ocorre nesta quinta (23)
Meio Ambiente

Escrito por Gihane Scaravonatti | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Jueves, 23 Abril 2020 11:53 | Última actualización: Jueves, 23 Abril 2020 18:10

Ocorre, nesta quinta-feira (23), às 16h, na página do Instagram do Grupo de Pesquisa Beetech, uma live tratando da temática das abelhas diante do atual cenário ambiental proporcionado pela Covid-19. Todas as pessoas interessadas no rico universo desses insetos estão convidadas a participar da conversa, sejam elas professores, pesquisadores, técnicos, alunos, comunidade externa - leigos ou não no assunto.

“Teremos conosco a professora e pesquisadora Favízia Freitas de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), para um bate-papo sobre a biodiversidade das abelhas no Brasil e no mundo", conta o professor Waldesse Piragé de Oliveira Junior, coordenador do BeeTech e pesquisador das espécies nativas de abelhas nos biomas do Tocantins. "Queremos aproveitar a oportunidade para colher com a Dra. Favízia, por exemplo, informações relativas ao cenário atual da Covid-19: o aquecimento global diminuiu, a poluição também, os animais estão voltando aos parques, aos rios... E as abelhas, os mais importantes polinizadores do Planeta, como têm sido impactadas?”, pergunta o professor.

A pesquisadora convidada pelo Grupo de Pesquisa é referência, no Brasil e no exterior, na identificação de espécies de abelhas nativas e atua, por exemplo, em projetos de conservação e manejo de polinizadores na agricultura sustentável. Ela vem desenvolvendo, há anos, trabalhos com abelhas nativas sem ferrão e abelhas nativas solitárias e é, entre outros, a curadora da coleção de invertebrados terrestres do Museu da UFBA. Imperdível! Acesse o Instagram do BeeTech e participe.