Página inicial > Últimas Notícias > Doações da 3ª Corrida da UFT são entregues a Comunidade Kalunga do Mimoso

Doações da 3ª Corrida da UFT são entregues a Comunidade Kalunga do Mimoso

Escrito por Bárbara Maciel (Proex) | Supervisão: Samuel Lima (Sucom/UFT) | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Viernes, 06 Diciembre 2019 11:36 | Última actualización: Viernes, 06 Diciembre 2019 16:14

Material foi arrecadado para a 3ª Corrida da UFT e entregue numa comunidade Kalunga, na região de Arraias (Foto: Kaled Khidir/Divulgação)Material foi arrecadado para a 3ª Corrida da UFT e entregue numa comunidade Kalunga, na região de Arraias (Foto: Kaled Khidir/Divulgação)

Nessa terça-feira (03), foi realizada a doação dos kits de materiais escolares arrecadados na 3ª Corrida da UFT para a Comunidade Kalunga do Mimoso, localizada na região da cidade de Arraias, intermediada pelo professor de Matemática do Câmpus de Arraias, Kaled Sulaiman Khidir.

Segundo o Diretor de Assuntos Comunitários e Ações Afirmativas da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT (Proex/UFT), Dimas Magalhães, “a doação foi pensada como forma de homenagear o professor Adão Francisco Rege, membro da comunidade que faleceu recentemente”, afirmou. O local é muito isolado e crianças de idades diferentes estudam juntas (turma multisseriada) em duas escolas de condições precárias. Além disso, as crianças quase não têm materiais escolares.

Para a professora da escola Municipal Evenyr de Paula e Sousa, Ckellianne Monteiro Dias, “os materiais doados ajudarão muito nas atividades escolares das crianças, tendo em vista que as famílias são formadas por lavradores e não tem condições de adquirir materiais”. De acordo com a aluna Amanda Lays Morais, que foi beneficiada com o kit de material escolar, esta ajuda será de grande serventia para seus estudos, pois estava precisando desses itens, e destaca que pretende fazer o curso de Direito.

Além dos kits, foram entregues algumas bolas e roupas doadas por colaboradores, que de acordo com o presidente da Associação Quilombola Kalunga, Edi Soares, “o material que foi arrecadado irá passar por uma triagem, e posteriormente será distribuído entre os moradores”, destacou. A visita contou também com uma oficina de Cartografia ministrada pelo professor do Curso de Educação do Campo da UFT,  Cássyo Lima. (Com informações de Dimas Magalhães)