Página inicial > Últimas Notícias > HDT-UFT realiza a III Semana Interna de Prevenção de Acidentes
SAÚDE OCUPACIONAL

HDT-UFT realiza a III Semana Interna de Prevenção de Acidentes

Escrito por Daianni Parreira | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Jueves, 28 Noviembre 2019 10:14 | Última actualización: Jueves, 28 Noviembre 2019 16:26

HDT-UFT realiza a III Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Foto: Daianni Parreira/HDT-UFT)HDT-UFT realiza a III Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Foto: Daianni Parreira/HDT-UFT)

A terceira edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), segue até sexta (29), com o tema “Acidentes não acontecem por acaso e sim por descaso”. A atividade teve início na última segunda-feira (25). O HDT-UFT é filiado à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e oferta atendimentos especializados em doenças infectocontagiosas para Araguaína (TO) e região.

O evento é realizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), em parceria com o Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost), e aborda várias temáticas, tais como: ergonomia, rotina e saúde no trabalho, direito fundamental a saúde e segurança, dor relacionada ao trabalho (LER, Dort), educação financeira, qualidade de vida, entre outros. O público-alvo são todos os empregados, servidores e prestadores de serviço do HDT-UFT, de modo que contemple todo o efetivo até o encerramento.

O presidente da Cipa, Manoel Joaci Gomes, explica que o tema central foi deliberado em Reunião Ordinária da Comissão e a motivação se deu por conta da maioria das ocorrências de acidentes de trabalho se darem pelos atos inseguros e os mesmos relacionados aos descasos que o empregado tem no ambiente de trabalho, no que diz respeito às atividades, equipamentos, ferramentas, instrumentos, não atendimento aos procedimentos e das práticas inseguras.

“A Sipat é extremamente importante tanto para a empresa quanto para os seus funcionários, pois por meio das atividades desenvolvidas nessa semana, é possível sensibilizar a todos da importância de prevenir os acidentes de trabalho, por meio de ações simples, como o uso de equipamentos, a fiscalização das ações, entre outras ações. Além disso, a Sipat também trabalha para evitar doenças ocupacionais geradas no trabalho, pois um empregado feliz em seu ambiente de trabalho consegue desempenhar melhor as suas funções”, conclui Gomes.

Uma das palestrantes convidadas, a procuradora do trabalho Cecília Santos, falou sobre normas de segurança, especialmente as previstas na NR32, segundo ela, por conta do risco muito elevado de acidentes. “Acredito que apesar do pouco tempo, foi suficiente para que os participantes entendessem também o papel do Ministério Público do Trabalho, na função de fiscalizar os hospitais, o MPT está aberto para receber denúncias, e buscar soluções”.

Confira a programação completa, clique aqui.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT