Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadores da UFT publicam artigo em revista ambiental renomada mundialmente
PPGQ

Pesquisadores da UFT publicam artigo em revista ambiental renomada mundialmente

Escrito por Daniel dos Santos | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Viernes, 01 Noviembre 2019 14:24 | Última actualización: Viernes, 01 Noviembre 2019 16:10

O Programa de Pós-Graduação em Química, da UFT no Câmpus de Gurupi, teve a publicação do artigo “Peracetic acid: Structural elucidation for applications in wastewater treatment” na renomada revista da área ambiental Water Research. O trabalho foi desenvolvido pelos discentes Wesley Pereira da Silva e Thayrine Carlos Dias e os docentes Douglas Henrique Pereira e Grasiele Soares Cavallini, os quais realizaram um estudo relevante para a área do saneamento ambiental.

Para ler o artigo completo na revista Water Research, acesse aqui.

A Pesquisa

Por muitas décadas, a cloração cumpre um papel fundamental na desinfecção, exercendo liderança no ranking de desinfetantes utilizados. Entretanto, a formação de subprodutos cancerígenos originados da utilização dos compostos clorados tem preocupado a população e os órgãos ambientais. Isso estimulou estudos de desinfetantes substituintes, como o ácido peracético, objeto do estudo publicado.

Segundo o pesquisador Douglas Pereira, o ácido peracético é um perácido orgânico que tem se destacado como desinfetante por suas propriedades bactericidas. “No entanto, por sua aplicação relativamente recente em relação aos demais desinfetantes, a busca por novas informações voltadas a este desinfetante são importantes para uma utilização segura”.

Com isso, os pesquisadores desenvolveram estudos utilizando a química computacional como ferramenta para elucidar os mecanismos de decomposição do composto. De acordo com os pesquisadores, essas informações são de grande relevância para explicar o comportamento do ácido peracético no ambiente e os fatores que afetam a sua estabilidade em processos de desinfecção de efluentes.

A Repercussão

Douglas Pereira acrescenta que a visibilidade da Revista no meio científico internacional é importante para a consolidação da pesquisa no Estado do Tocantins. Vale ressaltar que no ano de 2018 a revista Water Research ocupava a posição 402º quando comparada aos JCRs (Journal Citation Reports) de mais de 12500 revistas científicas mundiais.

Os autores enfatizam que publicações deste impacto não são frequentes mesmo em Instituições tradicionais, e por isso, consideram que este resultado é relevante para motivação dos discentes e o fortalecimento das pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação do Norte do país.

marcador(es): Gurupi,PPGQ,Home