Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadores da UFT publicam artigo em revista ambiental renomada mundialmente
Início do conteúdo da página
PPGQ

Pesquisadores da UFT publicam artigo em revista ambiental renomada mundialmente

Escrito por Daniel dos Santos | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Viernes, 01 Noviembre 2019 14:24 | Última actualización: Viernes, 01 Noviembre 2019 16:10

O Programa de Pós-Graduação em Química, da UFT no Câmpus de Gurupi, teve a publicação do artigo “Peracetic acid: Structural elucidation for applications in wastewater treatment” na renomada revista da área ambiental Water Research. O trabalho foi desenvolvido pelos discentes Wesley Pereira da Silva e Thayrine Carlos Dias e os docentes Douglas Henrique Pereira e Grasiele Soares Cavallini, os quais realizaram um estudo relevante para a área do saneamento ambiental.

Para ler o artigo completo na revista Water Research, acesse aqui.

A Pesquisa

Por muitas décadas, a cloração cumpre um papel fundamental na desinfecção, exercendo liderança no ranking de desinfetantes utilizados. Entretanto, a formação de subprodutos cancerígenos originados da utilização dos compostos clorados tem preocupado a população e os órgãos ambientais. Isso estimulou estudos de desinfetantes substituintes, como o ácido peracético, objeto do estudo publicado.

Segundo o pesquisador Douglas Pereira, o ácido peracético é um perácido orgânico que tem se destacado como desinfetante por suas propriedades bactericidas. “No entanto, por sua aplicação relativamente recente em relação aos demais desinfetantes, a busca por novas informações voltadas a este desinfetante são importantes para uma utilização segura”.

Com isso, os pesquisadores desenvolveram estudos utilizando a química computacional como ferramenta para elucidar os mecanismos de decomposição do composto. De acordo com os pesquisadores, essas informações são de grande relevância para explicar o comportamento do ácido peracético no ambiente e os fatores que afetam a sua estabilidade em processos de desinfecção de efluentes.

A Repercussão

Douglas Pereira acrescenta que a visibilidade da Revista no meio científico internacional é importante para a consolidação da pesquisa no Estado do Tocantins. Vale ressaltar que no ano de 2018 a revista Water Research ocupava a posição 402º quando comparada aos JCRs (Journal Citation Reports) de mais de 12500 revistas científicas mundiais.

Os autores enfatizam que publicações deste impacto não são frequentes mesmo em Instituições tradicionais, e por isso, consideram que este resultado é relevante para motivação dos discentes e o fortalecimento das pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação do Norte do país.

registrado em:
marcador(es): Gurupi,PPGQ,Home
Fim do conteúdo da página