Página inicial > Últimas Notícias > HDT-UFT realiza o primeiro curso de eletrocardiograma para residentes e internos
Araguaína

Escrito por Daianni Parreira | Publicado: Jueves, 31 Octubre 2019 16:00 | Última actualización: Viernes, 01 Noviembre 2019 16:14

No dia 12 de novembro, ocorrerá evento no hospital em celebração ao Dia Nacional de Prevenção as Arritmias Cardíacas e da Morte Súbita.

O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), por meio da Gerência de Ensino e Pesquisa realiza capacitação em eletrocardiograma da primeira turma, que tem como público-alvo 30 participantes, entre médicos residentes em clínica médica, estudantes de medicina do internato, e de outros profissionais do corpo clínico. A Unidade de Saúde é filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e oferta atendimentos especializados em doenças infectocontagiosas para Araguaína (TO) e região.

O curso é ministrado por cardiologistas do HDT-UFT e de outras instituições; teve início em agosto e tem previsão de encerramento em novembro. A supervisora, médica cardiologista Alinne Katienny Lima Silva Macambira explica que o eletrocardiograma foi descoberto há mais de cem anos; é um exame de baixo custo, acessível e de fácil execução, ele registra os batimentos do coração, se existe arritmia ou não, e se o paciente está com a frequência cardíaca baixa ou alta, registra todos os sistemas elétricos do órgão.

“É extremamente importante a identificação de uma arritmia em um pronto socorro, Unidades Básica de Saúde (UBS), Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) ou até mesmo no consultório para fazer o tratamento adequado. Ano que vem temos a intenção de abrir para os médicos de outros hospitais”, finalizou.

Segundo o gerente de ensino e pesquisa, Antônio Oliveira dos Santos Júnior em um hospital universitário, além da assistência à saúde prestada aos usuários, também é atividade fim a formação profissional. “Temos a responsabilidade de entregar profissionais qualificados para a nossa sociedade. Nesse sentido, o curso de eletrocardiograma capacita e recicla não somente os médicos e preceptores do corpo clínico, mas também toda a comunidade acadêmica com uma ferramenta essencial no diagnóstico e acompanhamento das doenças cardiovasculares, tão prevalentes na nossa comunidade”.

Campanha “Coração na Batida Certa”

No dia 12 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Prevenção as Arritmias Cardíacas e da Morte Súbita. Os médicos cardiologistas do HDT-UFT, em parceria com a Liga de Cardiologia do ITPAC vão realizar uma ação, alinhada a Campanha Coração na Batida Certa, que ocorre simultaneamente em todo país. O evento ocorrerá de 8h às 12h e de 14h às 18h no Hall da Ala B do HDT-UFT e ofertará exames de eletrocardiogramas, medição de pressão arterial e pulso para empregados e pacientes; e haverá demonstrações de manobras de ressuscitação, que também serão realizadas na prime academia.

A campanha, de iniciativa da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) tem o objetivo de mobilizar profissionais médicos e da área da saúde para a captação de dados estatísticos/epidemiológicos, fundamentais para subsidiar órgãos competentes para a tomada de decisões que reduzam o impacto das doenças cardiovasculares e mortes no país. As atividades programadas são de cunho educativo, servindo de alerta para a população leiga sobre prevenção, diagnóstico e tratamento das arritmias cardíacas.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.​