Página inicial > Últimas Notícias > Cursos da UFT são avaliados com nota 4 no Enade
MEC

Cursos da UFT são avaliados com nota 4 no Enade

Escrito por Virgínia Magrin/ Revisão: Paulo Aires | Publicado: Miércoles, 09 Octubre 2019 11:21 | Última actualización: Viernes, 11 Octubre 2019 17:16

Três cursos da UFT foram avaliados com nota 4 pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) - indicador calculado com base no desempenho dos estudantes no Exame de 2018. Os dados foram divulgados no último dia 04 de outubro, pelo Ministério da Educação (MEC).

Os cursos que receberam a nota 4, acima da média nacional, foram Tecnologia em Logística, no Câmpus de Araguaína; Direito e Administração, no Câmpus de Palmas. Já os cursos de Jornalismo, em Palmas;  Serviço Social, em Miracema, receberam o conceito 3.

“Ficamos muito felizes com o resultado do Enade 2018. Ele representa a coroação de esforços articulados do corpo docente e o compromisso dos discentes com a sua formação. Somos o único curso de Administração do Tocantins com nota 4 e vamos continuar buscando a excelência. Estamos comemorando e, ao mesmo tempo, traçando estratégias para o nosso próximo salto. Parabéns a todos nós”, comemora o coordenador do curso de Administração da UFT, André Pugliese.

Para a coordenadora do curso de Tecnologia em Logística, Clarete de Itoz , o conceito representa bem o trabalho que é desenvolvido pela equipe de professores, tanto no processo de ensino, quanto na aprendizagem. “Acreditamos que estamos fazendo um trabalho consistente e que tem reflexo no desenvolvimento das competências e habilidades necessárias ao mercado de trabalho do nosso egresso”, pontua ela.

Já o coordenador do curso de Direito, Vinícius Marques, destacou que desde 2006 o curso tem participado do ciclo trienal avaliativo do ENADE, sempre com ótimos resultados: “Mais do que alcançar a excelência, a nossa maior conquista é ter mantido o curso por mais de 13 anos no topo do ensino jurídico como referência no Estado do Tocantins. Os bons resultados obtidos no conceito ENADE, aliados com o Selo OAB Recomenda (recebido pela terceira vez consecutiva), são resultados dos esforços dos alunos, servidores técnicos administrativos e professores e demonstram que estamos no caminho correto na formação intelectual e profissional dos discentes”.

Enade

O Enade é realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). É um exame feito por estudantes - ao final dos cursos de graduação - para avaliar conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Levando em consideração o desempenho dos estudantes nas provas, os cursos são classificados seguindo uma escala de 1 a 5.

Na edição de 2018, 8.821 cursos foram avaliados, de um total de 1.791 instituições de educação superior públicas (227) e privadas (1.564), nas modalidades presencial e a distância.

A análise focou nos cursos de bacharelado em: Administração, Administração Pública; Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo / Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo.

Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia nas áreas de: Comércio Exterior, Design Gráfico, De Interiores e de Moda, Gastronomia, Gestão Comercial, Financeira, Da Qualidade, De Recursos Humanos e Gestão Pública, Logística, Marketing e Processos Gerenciais. (Com informações da Agência Brasil)

Abaixo você confere a tabela com a nota de todos os cursos da UFT avaliados pelo Enade, em 2018.

CURSO CÂMPUS CONCEITO
Administração Palmas 4