Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisador da UFT desenvolve painel para monitoramento de redes sociais
Início do conteúdo da página
UNITEC 2019

Pesquisador da UFT desenvolve painel para monitoramento de redes sociais

Escrito por Cynthia Barreto | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Viernes, 04 Octubre 2019 12:05 | Última actualización: Viernes, 04 Octubre 2019 14:38
Sistema denominado de Gnos trabalha com inteligência artificial que faz uma análise qualitativa dos comentários e interações de usuários de redes sociais

 Já pensou em qualificar e quantificar suas interações nas redes sociais de maneira simples e eficaz? O pesquisador Rogério Nogueira, que é analista em tecnologia da informação, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) desenvolveu o Gnos que é um painel de monitoramento web, que faz análises de dados das redes sociais para composição de indicadores. Esse produto está em exposição na II Unitec das 17h às 22h, até o próximo sábado (05), no Centro de Convenções Arnoud Rodrigues.

A finalidade do Gnoss é avaliar o impacto das postagens em um determinado grupo de usuários da rede social onde ocorreu a postagem. Ele coleta um conjunto de informações e expõem na forma gráfica interativa, para facilitar a visualização de quem monitora determinada perfis de redes sociais. O sistema foi desenvolvido para o Instagram, mas pode ser adequado a diversas outras. 

Inteligência Artificial

 Uma das vantagens do Gnos é que seus indicadores, que compões o painel, são atualizados em tempo real, com base na analise dos dados extraídos diretamente das ultimas postagens de um determinado usuário de uma rede social. Para isso o programa trabalha com Inteligência Artificial.

 Exatamente por meio de uma inteligência artificial o sistema consegue fazer uma análise quantitativa partir de dados quantitativos, como por exemplo reconhecer se um comentário do usuário é relacionado ao sentimento da pessoa (se esta está feliz, triste, com raiva, medo ou surpreso). Também faz uma análise se o comentário é positivo ou negativo.

De acordo com o desenvolvedor do Gnos, a proposta deste “painel de monitoramento” é visualizar indicadores em tempo real de sentimento das pessoas que consomem produtos comunicacionais nas redes sociais e fornecer esses dados aos gestores de redes sociais. “Pode ser usado para conter uma crise comunicacional, como por exemplo, alerta que possam causar danos à imagem de uma instituição”, esclarece.

Mas qual o público deste sistema? A resposta é simples, empresas, instituições públicas, organizações não governamentais (Ongs), e pessoas que administram redes sociais e tem necessidade de monitorar suas informações.

registrado em:
marcador(es): Home,Unitec 2019
Fim do conteúdo da página