Página inicial > Últimas Notícias > Disciplina optativa desenvolve atividade com luau na Praia da Graciosa
Setembro Amarelo

Disciplina optativa desenvolve atividade com luau na Praia da Graciosa

Escrito por Thuany Gonçalves | Revisão: Samuel Lima | Publicado: Martes, 01 Octubre 2019 18:14 | Última actualización: Miércoles, 02 Octubre 2019 18:17

Foto: Divulgação

Professores e acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e demais integrantes da comunidade se reuniram na Praia da Graciosa, em Palmas, com o propósito de participarem de um luau com piquenique e conversas acerca da importância de saúde mental. A iniciativa foi da psicóloga e professora Liliam Deisy Ghizoni, que ministra a disciplina Prazer e Sofrimento na Universidade.

Para Liliam Deisy, os professores podem ter a oportunidade de escutar as vivências dos alunos, além de destacar que o mais importante sobre saúde mental é falar sobre nós mesmos. “A disciplina é um canal de ouvir os acadêmicos e a comunidade e incentivá-los a falarem nesses espaços. E as vezes o outro não percebe e não nos ouve, mas o importante é que a gente possa falar sobre o que nos causa angústia, pois falar é um promotor de saúde mental”, pontuou.

De acordo com o coordenador do curso de Psicologia, que faz parte da comissão do Programa Mais Vida, o psicólogo e professor José Fernando Torres, é necessário um compromisso com a recuperação do sentido de Universidade. “Não só a UFT, mas a Universidade como um todo, entrou em um ritmo de produtividade de um racionalismo tênue que nos levou a produzir e apenas produzir. E o Programa Mais Vida deseja recuperar essa emocionalidade que por vezes parece esquecida no cenário universitário, e promover situações de enfrentamento ao sofrimento psíquico”, destacou.

O acadêmico Rafael Costa ressalta que as pessoas precisam de um incentivo para aprender a lidar com situações que envolvam o sofrimento. “O fato da gente chegar na aula e poder conversar sobre o que sentimos e o que passamos ou sobre casos que nós vemos alivia muito, ainda mais por não sermos julgados e criticados, ou taxados como “só que aparecer ou chamar atenção”, explicou.

Programa Mais Vida

O Programa de Promoção à Vida e à Saúde Mental (Programa Mais Vida), foi criado por meio da Portaria nº 559, de 11 de abril de 2018, visando implantar uma política institucional de bem estar e saúde mental para a comunidade acadêmica. O programa tem como objetivos oferecer estratégias de prevenção e enfrentamento à saúde mental de estudantes, servidores e terceirizados, com ações que valorizem a qualidade de vida, o bem estar social e a saúde. Saiba mais sobre o programa. (Com informações de Natália Rezende)