Página inicial > Últimas Notícias > Fungo é produzido para desenvolver alimentos mais seguros
Unitec 2019

Fungo é produzido para desenvolver alimentos mais seguros

Escrito por Rosiene Cardozo | Revisão: Samuel Lima | Publicado: Martes, 01 Octubre 2019 17:08 | Última actualización: Martes, 08 Octubre 2019 17:36

Na segunda edição da Feira Tecnológica Universidade e Empresa (Unitec) uma das tecnologias apresentadas é a produção do fungo Metarhiziumanisopliae, que visa possibilitar a aplicação da técnica de controle biológico de forma mais acessível e eficaz para a produção de alimentos mais seguros e com alta qualidade. O fungo é produzido por fermentação em estado sólido, em escala piloto utilizando um biorreator de bandejas, a partir de resíduos agroindustriais como substratos.

"Apesar da grande importância econômica, ambiental e dos aspectos relacionados à segurança alimentar, o controle microbiano de pragas, a produção de fungos entomopatogênicos por fermentação em estado sólido, em particular a produção de M. anisopliae é ainda muito artesanal e a maioria das indústrias são desprovidas de tecnologias e controles sofisticados no processo. Por este motivo, a tecnologia propõe produzir o fungo Metarhiziumanisopliae, por fermentação em estado sólido, em um biorreator de bandejas desenvolvido pelo grupo de pesquisa Engenharia de Biorreatores". Enfatizou, Lina María.

O M. anisopliae causa doenças em mais de 300 espécies de pragas, por tanto, tem grande importância na regulação natural de diversas populações de insetos.

"Tanto a tecnologia desenvolvida dentro da universidade, quanto a utilização de resíduos como matérias primas atuam sinergicamente para obter um produto com um custo de produção inferior ao praticado pela indústria, ao empregar um equipamento que reduz o número de etapas manuais e, consequentemente, o índice de contaminação; assim como também contribui para a redução dos descartes inadequados gerados pela agroindústria". Complementa, Lina.

O projeto está vinculado ao programa de Pós-Graduação em Agroenergia (PPGA), pelo grupo de pesquisadores em Engenharia de Biorreatores, Fabriele de Sousa Ferraz; Rodrigo Silva Dutra; e Lina María Grajales Agudelo.

marcador(es): Home,Unitec 2019