Página inicial > Últimas Notícias > Siepe tem abertura com palestra que discute a cultura de inovação na universidade
Palmas

Escrito por Daniel dos Santos | Publicado: Martes, 24 Septiembre 2019 09:42 | Última actualización: Martes, 24 Septiembre 2019 09:45

O VI Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) teve sua abertura na noite desta segunda-feira (24) no Câmpus de Palmas com a palestra do professor David Nadler (UFT) e apresentar do coral de servidores UFT em Canto. Esta edição abrange estudantes e professores dos câmpus de Arraias, Miracema, Palmas e Porto Nacional.

No evento serão apresentados trabalhos realizados entre agosto de 2018 e julho de 2019 pelos programas Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Programa Institucional de Monitoria (Pim), Programa Institucional de Monitoria Indígena (Pimi) e Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex).

O Siepe ocorre em Palmas, 23 a 26 de setembro; em Gurupi, de 09 a 11 de outubro; e em Araguaína de 21 a 25 de outubro.

Palestra

Com o tema "Inovação: o ingrediente que desafia a universidade", o professor David Nadler explicou que no meio acadêmico, cada vez mais é defendida a adição de inovação tecnológica ao tripé ensino, pesquisa e extensão. “As universidades brasileiras precisam de uma cultura de inovação tecnológica que leve ao reconhecimento do valor social e à derrubada de preconceitos na própria academia”.

Nadler apontou que a legislação atual e os órgãos reguladores ainda precisam de ajustes para as universidades desenvolvam ainda mais suas potencialidades ao ponto de ter um parque tecnológico, por exemplo.

Participantes da abertura

A mesa de abertura foi composta pelo reitor, Luís Eduardo Bovolato; vice-reitora, Ana Lúcia de Medeiros; pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Raphael Pimenta; pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Maria Santana; professora Maria José Pinho, representando a Pró-Reitoria de Graduação, Maria José Pinho; diretor do Câmpus de Miracema, André Luís; e a professora Fabiane, representando o Câmpus de Porto Nacional.

Realização

O Siepe integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Governo do Tocantins e Governo Federal.