Página inicial > Últimas Notícias > UFT entre as 20 melhores em governança, segundo índices do TCU

UFT entre as 20 melhores em governança, segundo índices do TCU

Escrito por Samuel Lima | Publicado: Martes, 17 Septiembre 2019 15:59 | Última actualización: Martes, 17 Septiembre 2019 16:10

Vice-reitora Ana Lúcia (em pé) durante apresentação dos índices do TCU sobre a UFT (Foto: Rosiene Cardozo/Sucom)Vice-reitora Ana Lúcia (em pé) durante apresentação dos índices do TCU sobre a UFT (Foto: Rosiene Cardozo/Sucom)

A Universidade Federal do Tocantins está entre as 20 melhores universidades do país no quesito Governança. É o que revelam índices do Levantamento de Governança e Gestão Públicas do Tribunal de Contas da União (TCU). Divulgado anualmente, o índice comparativo da UFT dos anos de 2017 e 2018 revela um crescimento de até 30 pontos percentuais em algumas avaliações. Em 2017 a UFT figurava entre as 60 melhores; o Índice Integrado de Governança e Gestão Públicas (IGG) de 2018 traz um crescimento substancial, fazendo com que a Universidade figure na 20ª posição.

De acordo com o reitor Luís Eduardo Bovolato, os números revelam que a UFT está realizando seu trabalho dentro do que está proposto, inclusive, no programa de gestão. "É muito satisfatório ver que estamos fazendo bem o nosso trabalho e melhorando nossos índices; revela a melhoria de nosso desempenho como instituição e esperamos replicar isso em todas as áreas, internalizando e compartilhando os resultados positivos", disse em reunião de gestão em que foram apresentados os números. Bovolato acrescentou ainda que "há um grande esforço no sentido de buscar a profissionalização da gestão e a busca permanente pelo aprimoramento".

A vice-reitora da UFT, Ana Lúcia de Medeiros, ao apresentar os dados, enfatizou que o salto qualitativo nos índices indica o aprimoramento das ações de gestão. "É importante dizer que o trabalho interno - como a ação da Auditoria  que vem sendo feito no aprimoramento desses índices é importantíssimo. Sermos avaliados por um órgão externo como o TCU e indicados entre os que estão com melhor governança entre as universidades pesquisadas é muito positivo", pontuou. Ela diz ainda que "é um grande passo para atingirmos os objetivos finalísticos da Instituição - o Ensino, a Pesquisa e a Extensão".

Dados do TCU

O Levantamento de Governança e Gestão Públicas do Tribunal de Contas da União teve, em 2018, 498 instituições respondentes, entre autarquias, bancos, casas legislativas, empresas estatais, instituições militares, tribunais, unidades de saúde, órgãos executivos e instituições de ensino - como a UFT - entre outras.

Comparativo Radar TCU--2017-2018 (Imagem: Montagem Sucom com dados do TCU)

Segundo o TCU, em 2017 a UFT teve Índice Integrado de Governança e Gestão Públicas (IGG) fixado em 23%; em 2018 este mesmo Índice foi a 43%. O IGG é calculado a partir de outros índices - IgovPub - Índice de Governança Pública; iGestPessoas - Índice de Capacidade de Gestão de Pessoas; iGestTI - Índice de Capacidade em Gestão de TI; iGestContrat - Índice de Capacidade em Gestão de Contratos. Confira o gráfico dos crescimentos nos números, abaixo:

Ranking de Governança (Montagem: Sucom a partir de dados do TCU)

Ações na UFT

A vice-reitora Ana Lúcia, destaca que os números conseguidos pela UFT têm relação direta com o trabalho que vem sendo feito de aprimoramento da gestão. Ela destacou o trabalho da Auditoria Interna, que atuou junto aos órgãos analisados, auxiliando no trabalho de atendimento às demandas propostas. O índice que registrou maior crescimento percentual entre os analisados foi o da Gestão de Contratos, no qual foi realizada uma auditoria interna que apontou onde deveriam ocorrer melhorias.

Karina Mosel Paixão e Dilson Pereira dos Santos Júnior são auditores e destacam que o trabalho da auditoria interna tem - essencialmente - caráter preventivo e orientador. A governança, explicam, é um sistema que determina equilíbrio de poder entre cidadãos, representantes eleitos (governantes), alta administração, gestores e colabores, para permitir que o bem comum fique acima dos interesses de grupos ou pessoas.

"Nosso trabalho é assessorar os gestores, no caso da UFT, no cumprimento das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da entidade, verificar a execução do orçamento e dos programas de governo; verificar o desempenho da gestão da instituição, eficiência orçamentária e também orientar na prestação de contas, entre outras coisas", pontua Karina. O objetivo é, tão somente, fazer com que a instituição cumpra seu papel no sistema de gestão pública de forma eficiente e eficaz.

Confira, abaixo, a íntegra dos relatórios divulgados pelo TCU:

marcador(es): Reitoria,audin