Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Esperanto é tema de curso de extensão oferecido pela UFT
Início do conteúdo da página
gratuito

Esperanto é tema de curso de extensão oferecido pela UFT

Escrito por Virgínia Magrin/ Revisão: Paulo Aires | Publicado: Viernes, 23 Agosto 2019 09:41 | Última actualización: Viernes, 23 Agosto 2019 10:12

Com a intenção de impulsionar o aprendizado do inglês, espanhol e outras línguas por meio do Esperanto, está sendo disponibilizado o curso de extensão “O Esperanto como impulsionador do aprendizado de línguas e literatura”. O curso é gratuito, com certificação pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários e será ofertado no período de 2 de setembro a 25 de novembro, no Câmpus de Araguaína.

Para se inscrever é simples, basta enviar seu nome completo, número de RG e CPF para o e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo., até o dia 27 de agosto. Os encontros serão realizados às segundas-feiras, das 14h às 17h30, no Cimba. Ao todo, serão ministradas 60 horas/aula. O docente responsável por ministrar as aulas é Pedro Albeirice da Rocha.

As aulas terão como metodologia exercícios orais e escritos, música e filmes. Já a avaliação será por meio da observação em sala de aula, bem como, por avaliação escrita.

O que é o Esperanto?

O Esperanto é uma língua internacional planejada que foi lançada em 1887 com objetivo de facilitar a comunicação entre os povos de diferentes países e culturas. Ele tem 60% de radicais latinos, 30% de anglo-saxônicos e 10% de eslavos.

O autor do Esperanto foi o médico polonês Lázaro Luís Zamenhof (1859-1917) que o lançou com o pseudônimo "Dr. Esperanto", que significa nesse idioma, "aquele que tem esperança" em um livro denominado "Unua Libro de la Lingvo Internacia". Portanto, o nome original do Esperanto é "Lingvo Internacia", que melhor se traduz por "língua para ser internacional".

A língua Esperanto é consideravelmente mais fácil de ser aprendida do que as línguas nacionais, uma vez que o Esperanto foi planejado para ser mais simples e mais regular. Diferentemente dos demais idiomas, ao se falar em Esperanto, estabelece-se imediatamente uma comunicação de igual para igual entre pessoas de línguas diferentes. Isso é importante, pois se evita a vantagem cultural que um falante nativo teria ao empregar sua língua natal em um contato internacional.

A proposta do Esperanto não é a de substituir qualquer outra língua nacional, mas complementá-las, sendo assim utilizado como uma língua neutra quando falado com alguém que não tenha a mesma língua do interlocutor. (Com informações do site http://esperanto.org.br)

registrado em:
marcador(es): Araguaína,Proex,Home,Cimba
Fim do conteúdo da página