Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisador analisa Projetos Pedagógicos dos Cursos de jornalismo na Região Norte
PPGCOM PESQUISA

Escrito por Gabriela Melo (PPGCom) | Revisão: Samuel Lima | Publicado: Viernes, 05 Julio 2019 09:30 | Última actualización: Viernes, 05 Julio 2019 11:18

Sinomar Silva é mestre pela UFT (Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação)Sinomar Silva é mestre pela UFT (Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação)Mestre pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Sinomar Silva realizou, em 2018, a pesquisa com o tema “Formação em comunicação social/jornalismo na região norte: um estudo sobre alterações nas universidades federais a partir de 2013”. O objetivo foi analisar como estavam organizados os projetos pedagógicos das universidades federais após a aprovação das novas diretrizes curriculares em 2013.

Para alcançar o objetivo, o pesquisador buscou descrever elementos renunciados e adotados nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC´s) com base nas orientações das novas diretrizes curriculares, além de identificar como foi feito o estágio supervisionado e estabelecer relações entre os novos currículos para encontrar as direções que estes apontam.

Foram realizadas entrevistas com coordenadores e/ou vice coordenadores dos cursos que modificaram seus projetos pedagógicos até 2017. Outros dados foram utilizados por meio da Lei de Acesso à Informação e analisados pela metodologia de análise de conteúdo.

“Nossa pesquisa foi realizada logo após a aprovação das novas diretrizes para os cursos de Comunicação Social/Jornalismo em 2013. Portanto, estamos no processo de aplicação destas mudanças e nossos resultados refletem este momento da história, um período com suas construções e desconstruções necessárias”, destacou o autor do estudo.

Segundo Silva, os resultados das universidades que modificaram seus currículos apontaram que há um redirecionamento maior para o Jornalismo e suas teorias e práticas nos novos projetos pedagógicos. O mestre ainda ressaltou que não há escassez de vagas para os estágios supervisionados e no percurso formativo há um importante percentual da carga horária dedicado à prática e ao fazer cotidiano do Jornalismo.