Página inicial > Últimas Notícias > Estudo sobre saúde mental dos jornalistas é desenvolvido por pesquisadora da UFT
PPGCOM PESQUISA

Escrito por Gabriela Melo (PPGCom) | Revisão: Samuel Lima | Publicado: Viernes, 31 Mayo 2019 09:30 | Última actualización: Viernes, 31 Mayo 2019 12:11

Jordanna Parreira é mestranda pela UFT (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Jordanna Parreira é mestranda pela UFT (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Com o tema “Narrativas Sobre o Trabalho dos Jornalistas: Um Estudo com Profissionais Sindicalizados no Tocantins”, a pesquisa da mestranda Jordanna Parreira da Universidade Federal do Tocantins (UFT) busca analisar as narrativas dos Jornalistas do Estado do Tocantins acerca de suas vivências de prazer e sofrimento no trabalho.

“Tendo em vista que o desempenho profissional está em desencontro com o prazer, em muitos momentos da vivência do trabalho dos Jornalistas, há uma necessidade pulsante de conhecer a realidade do trabalho desses profissionais”, destaca Jordanna.

Segundo a pesquisadora, os jornalistas são pressionados pela nova estrutura das suas atividades laborais, vivem uma exigência de ficar 24 horas por dia ligados e atualizados, sem tempo para a família, para o lazer e para atividades físicas. Nesse contexto, a doença se torna uma realidade. “Por meio desta ação objetiva-se fortalecer o coletivo de trabalhadores do jornalismo do Tocantins e a longo prazo visa o cuidado e atenção à saúde mental dos jornalistas”, lembra.

A pesquisa é feita por meio de escuta clínica aos Jornalistas Profissionais do Tocantins que desejam falar sobre as fontes de prazer e sofrimento no exercício da profissão, de modo gratuito, a partir de um acordo entre a UFT, a empresa Psiquê e o Sindicato dos Jornalistas do Estado do Tocantins (Sindjor), no qual se coloca um produto de ponta da universidade pública a serviço da população. Essas Escutas Clínicas do Trabalho, desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Trabalho e Emancipação já foram realizadas em outras diversas instituições.