Página inicial > Últimas Notícias > ‘Meu interesse é uma mudança de perspectiva sobre o que realmente comunicamos’, destaca professora da UFT sobre pesquisa
pesquisa

Escrito por Virgínia Magrin | Publicado: Martes, 28 Mayo 2019 09:57 | Última actualización: Martes, 28 Mayo 2019 15:57

A professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Renata Ferreira, desenvolveu sua pesquisa pós-doutoral na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com foco em processos de criação, corpo e comunicação.

O percurso contou com uma residência artística na Cia da mímica de São Paulo na qual a pesquisadora investigou a mímica na sua tradição para vivenciar este legado como forma de atualizar princípios que elevem o corpo a uma potência máxima de presença e expressão.

Em seguida, como efeito desse encontro, a pesquisadora afirma que foi sistematizado um caminho artístico-pedagógico para o treinamento e criação ancorado num princípio da lógica de expansão da potência de agir, dada por restrições investigativas que provocam modos singulares de comunicação verbal e não verbal.

“Nós somos o produto dos gestos que nos constituíram assim como as ausências destes gestos. Ao estudarmos os gestos, estudamos relações, perspectivas e contextos. Meu interesse é uma mudança de perspectiva sobre o que realmente comunicamos. O que pode o gesto?", afirmou.

Como resultado, foram desenvolvidos parâmetros e procedimentos indutores de ações práticas interdisciplinares envolvendo o teatro, a educação e a comunicação em práticas que envolvam o corpo e a expressão.

marcador(es): Pesquisa cientifica,PPGCom