Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > I Seminário em comemoração ao Dia Nacional de Libras ocorre nesta sexta (26)
Início do conteúdo da página
PORTO NACIONAL

I Seminário em comemoração ao Dia Nacional de Libras ocorre nesta sexta (26)

Escrito por Thuany Gonçalves | Revisão: Samuel Lima | Publicado: Jueves, 25 Abril 2019 09:51 | Última actualización: Jueves, 25 Abril 2019 11:59

Nesta sexta-feira (26), será realizado o I Seminário em comemoração ao Dia Nacional da Lei da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O evento ocorre das 09h às 17h, no Centro de Convenções Vicente de Paula Oliveira. A atividade é promovida pelo curso de Letras-Libras do Câmpus de Porto Nacional.

O Seminário tem o propósito de discutir os 17 anos da Lei de Libras, analisar os avanços e as dificuldades para cumprir a legislação com base no Decreto de regulamentação, além de refletir sobre a importância de Libras como língua da comunidade surda brasileira e na educação acadêmica dos surdos no Brasil.

Para a professora Gabriela Otaviani, responsável pela organização do evento, o Seminário é aberto à comunidade geral e externa a Universidade. “Participar, conhecer mais sobre a Língua de Sinais, a comunidade e a cultura surda, são um dos objetivos. Isso mostra o surdo como protagonista em busca de seus direitos. A Lei da Libras foi um direito conquistado, mas ainda precisamos assegurar qualidade educacional para as pessoas surdas, entre outras coisas", explica.

As inscrições podem ser feitas por meio deste formulário. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo..

Slam Libras

Para o encerramento do Seminário e em clima de descontração, a professora Thaynã Oliveira organizou um Slam-Libras. A atividade é uma competição de poesias com as mãos e o corpo. Surdos, ouvintes e fluentes em Libras poderão participar sozinhos ou em dupla, com apresentação de poesias, com no máximo três minutos. Haverá premiação para os três primeiros colocados.

Paulo César Guimarães, acadêmico surdo do 7º período de Letras-Libras antecipa que "o Slam - essa poesia performática em Libras, com ritmo, potência, temática forte, expressão corporal e facial -, proporciona para surdos e ouvintes maior interação, além de valorizar a cultura e a Literatura surda", enfatiza.

O Slam terá início às 19h desta sexta (26), na República Chopp e Grill, em Porto Nacional. A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página