Página inicial > Últimas Notícias > Edição Palmas do V Seminário Integrado terá início na noite desta terça-feira (4)
ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Escrito por Nájilla Lopes e Samuel Lima | Publicado: Martes, 04 Diciembre 2018 10:03 | Última actualización: Miércoles, 05 Diciembre 2018 16:41

Professor Dr. Jesiel Freitas falará sobre pesquisa para graduação (Foto: Divulgação UFG)Professor Dr. Jesiel Freitas falará sobre pesquisa para graduação (Foto: Divulgação UFG)Terá início na noite desta terça-feira (4), no Câmpus de Palmas, o V Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe). A conferência de abertura, às 19h no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), será proferida pelo professor Dr. Jesiel Freitas Carvalho, da Universidade Federal de Goiás, com o tema "A importância da iniciativa à pesquisa para a graduação e novos modelos de programação". Carvalho é, atualmente, o Pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG.

O V Siepe já teve edições em Gurupi e Araguaína. Na edição de Palmas traz o tema "Conectando Saberes e Prática" e objetiva promover um espaço de socialização e compartilhamento de experiências criativas e inovadoras.

Programação

Palestras e apresentação de trabalhos fazem parte da programação do evento que tem inicio nesta terça-feira (04) e segue até a próxima quinta-feira (06). As atividades nesta terça começam a partir das 14h, com apresentação de trabalhos das áreas de Ciências Agrárias, Humanas, Sociais Aplicadas, Letras, Arte e Ciências Biológicas. Os trabalhos serão apresentados no Bloco B, no Câmpus de Palmas. Confira toda a programação de apresentações orais no 14º Seminário de Iniciação Científica (SIC), no V Siepe.

Na quarta-feira a programação prevê, das 8h às 12h, apresentações de trabalhos dos grupos de Educação Tutorial (PET); das 14h às 18 ocorrerá reunião dos professores tutores e também de estudantes bolsistas.

Ação conjunta

O Seminário é fruto de ação conjunta entre a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesq), de Graduação (Prograd), de Extensão e Cultura (Proex), e de Assuntos Estudantis (Proest) e objetiva integrar as diversas formas de construção do conhecimento na UFT. Oportuniza a divulgação de projetos e programas, além da troca de experiências no diálogo entre professores, alunos e técnicos da comunidade acadêmica da Instituição.

O V Siepe integra os seguintes eventos:

• XIV Seminário de Iniciação Científica: organizado pela Propesq, oportuniza aos graduandos participantes da Iniciação Científica na UFT - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Programa Voluntário de Iniciação Científica (Pivic) - um espaço para que apresentem os resultados e discussões de seus trabalhos. Confira a programação na etapa Palmas.
  • VII Seminário de Programas Especiais em Educação: organizado pela Prograd, reúne participantes dos Programas Especiais em Educação da UFT - PIM, Pimi, PET, Padi, Prodocência e Mobilidade Acadêmica -, propiciando a partilha de saberes entre estudantes, monitores, tutores, coordenadores e sociedade.
  • VII Seminário de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários: organizado pela Proex, objetiva disseminar e refletir sobre as ações de extensão e cultura a partir de um espaço de trocas com a comunidade interna e também externa à UFT. Confira detalhes do Seminário.
  • VII Seminário PIBID: organizado pela Prograd, traz a participação de alunos e professores envolvidos em projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), socializando temáticas relacionadas à educação básica e à formação inicial de professores.