Página inicial > Últimas Notícias > Servidores e estudantes da UFT recebem primeiras intervenções do Projeto Viver Melhor
HDT-UFT

Escrito por Daianni Parreira | Publicado: Jueves, 01 Noviembre 2018 17:02 | Última actualización: Viernes, 02 Noviembre 2018 10:39

Durante os dias 30 e 31 de outubro, servidores e estudantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus Cimba, em Araguaína (TO), receberam atendimento da equipe multiprofissional do Hospital de Doenças Tropicais (HDT-UFT), por meio do “Projeto Viver Melhor”, que tem o intuito de promover um ambiente físico, mental e social saudável, através de ações de incentivo ao autocuidado e, também, terapêuticas, quando necessário. A unidade de saúde faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

As ações englobaram aferição dos sinais vitais, frequência cardíaca, pressão arterial, medidas do peso e altura, coleta da glicemia, questionário socioeconômico, e sobre qualidade de vida, entre outros; e os profissionais envolvidos foram Psicólogo, Assistente Social, Educador Físico, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudióloga, Fisioterapeuta, Nutricionista, Cirurgiã-Dentista, Enfermeiro, Técnicos de Enfermagem e Técnica de Saúde Bucal.

Durante atendimento no Câmpus de Araguaína (Foto: Arquivo/HDT-UFT)
A Chefe da Unidade Multiprofissional, Satila Evely explica que nesta primeira etapa foi realizada a triagem e avaliação; em seguida haverá os encontros para as intervenções. “Esse início foi de suma importância, para conhecermos melhor nosso público alvo. Superou nossas expectativas no que diz respeito a adesão dos acadêmicos e a integração entre as equipes”, disse.

Para o psicólogo Organizacional e do Trabalho da UFT, Edilson Barros de Macedo, o projeto veio ao encontro das demandas e carências de toda comunidade da universidade que, especialmente nos últimos meses e apesar de já dispor de muitos programas e serviços, tem apresentado sinais claros e urgentes de amparo psicossocial.

“O estreitamente das relações socioprofissionais entre instituições UFT e HDT-UFT, através da construção de ações e da oferta de serviços é de grande valia e com certeza em curto, médio e longo prazo promoverá efeitos muitos positivos e benéficos à saúde mental dos servidores e alunos da UFT”, concluiu o profissional.

De acordo com a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Zilene do Socorro Santa Brígida da Silva, espera-se que o público atendido seja motivado para a mudança do estilo de vida, com adoção de hábitos saudáveis de vida, e também por meio de apoio terapêutico proporcionado pela equipe multiprofissional.

O superintendente do hospital, José Pereira Guimarães Neto, parabenizou a todo grupo pelo comprometimento. “Fiquei extremamente feliz em ver o projeto ganhar corpo, e acredito que é o resultado da contribuição de cada um que abraçou essa ideia com amor, entusiasmo e profissionalismo, como, de hábito”, enfatizou.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Parte da equipe multiprofissional do HDT-UFT (Foto: Arquivo HDT-UFT)

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT