Página inicial > Últimas Notícias > Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas segue até o sábado
PALMAS

Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas segue até o sábado

Publicado: Jueves, 31 Agosto 2017 18:27 | Última actualización: Jueves, 31 Agosto 2017 18:43

Compartilhando pesquisas, projetos, e práticas educativas criativas e inovadoras, cerca de mil pessoas se reúnem no III Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas (Riec), que ocorre desta quinta-feira (31) até sábado (02), no Câmpus Palmas da UFT. O Seminário envolve participantes de todo o país e tem como tema "Educação Transdisciplinar: Escolas Criativas e Transformadoras".

Na tarde desta quinta-feira (31) ocorreu a mesa-redonda "Ecossistemas Educativos Criativos e Transdisciplinares: caminhos em prol da transformação humana e social", com as professoras Patrícia Limaverde (Uece/Escola Vila), Lindalva Pessoni Santos (UEG/GO), Arleide Rosa da Silva (Furb/SC) e Vivianne Fleury Faria (Cepae/UFG), sob a coordenação da professora Adriana Malvasio (UFT).

Entre os diversos pontos abordados, a professora Patrícia Limaverde falou sobre a Escola Vila e o uso da pedagogia ecossistêmica. A escola foi fundada pela mãe dela, Fátima Limaverde, e adotou uma metodologia partindo da necessidade e do desejo de um mundo melhor. "Qualquer escola é uma organização dinamicamente estável, ela ensina o sistema de sistemas, e um sistema de sistemas que está relacionado com outros sistemas, como uma rede intercomunicante, em que uma transformação nas condutas humanas em nível de escola irá reverberar em outros sistemas para além da escola", afirma.

A Escola Vila, desde o começo, tem apostado fortemente na inclusão social e em atividades que vão além da sala de aula para a aplicação dos conteúdos curriculares. Patrícia acredita na educação como um transformador social. "A escola tem uma estrutura criativa e, embora seja estável, está o tempo inteiro se reconfigurando de acordo com os contextos", destaca. "Nós somos corresponsáveis pela construção da realidade, então cada um tem um compromisso com as ações com a natureza,  consigo mesmo e com as relações interpessoais".

Participantes

O estudante do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Jonatas Vilas Boas de Santana , foi um dos participantes dessa palestra. Ele pontuou que a discussão durante o evento tem sido importante em razão do fortalecimento de iniciativas de escolas criativas no país, que têm um poder de transformar a realidade das pessoas e do lugar onde estão inseridas. "Eu acho que o mais marcante aqui não é o conhecimento teórico e a titulação das pessoas, mas como elas conseguem tocar e sensibilizar outras pessoas e assim cada uma vai transformando um pouco da outra e cada um vai deixando um pouco de si no outro, e nós saímos daqui sendo um pouco daquilo que a gente viveu e viu e, de alguma forma, nós iremos levar isso pra onde vivemos". O estudante ainda destaca que o fato do Seminário estar acontecendo em Palmas já um forte avanço, demonstrando uma descentralização do conhecimento, que tradicionalmente existe no Sul/Sudeste.

Outra participante do evento é Mariana Matos, que veio com a sua turma de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para o evento. Ela explica que o Seminário tem superado suas expectativas e trazido discussões muito pertinentes. "A escola é um espaço de mutação, transformação frequente, e é essencial falar sobre ecossistema e sobre a relação do ser humano e da escola com o planeta. Ainda mais importante é que exista discussão entre os professores, entre os alunos que estão se formando, e, é claro, entre as crianças que estão entrando e que são os nossos futuros cidadãos".

Ainda pela tarde aconteceu a mesa-redonda "Escolas Criativas no Tocantins: o que apontam as pesquisas?". Nesta sexta-feira (1º) pela manhã acontecerá a conferência "Práticas Educativas "Transcomplexas": experiências inovadoras no México e na Bolívia" e várias comunicações orais pelo Câmpus de Palmas. Ainda na sexta ocorrerão mais conferências e lançamentos de livros. A programação se encerra com a reunião de trabalho Ecotransd e coordenação do III Seminário Riec, no sábado (02). A programação completa pode ser conferida aqui

marcador(es): Palmas,Home,Riec