Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Matemática EaD recebe visita de avaliadores do MEC

Curso de Matemática EaD recebe visita de avaliadores do MEC

Escrito por Caroline Falcão | Publicado: Jueves, 08 Junio 2017 11:17 | Última actualización: Jueves, 08 Junio 2017 11:17

Dois avaliadores do Ministério da Educação (MEC) estão na Universidade Federal do Tocantins (UFT) para o reconhecimento do curso de LicenciaturaAvaliadores do MEC são recebidos na UFT para reconhecimento do curso de Matemática EaD. Foto_Caroline FalcãoAvaliadores do MEC são recebidos na UFT para reconhecimento do curso de Matemática EaD. Foto_Caroline Falcão em Matemática na modalidade de Ensino a Distância (EaD). A avaliação ocorre nesta quinta e sexta-feira, 8 e 9 de junho, e contará com conversas com professores, coordenador de curso, gestão e acadêmicos, além de visitas para conhecer a infraestrutura da universidade, como o polo de Palmas, biblioteca, laboratório de informática, dentre outras.

Nesta manhã de quinta-feira (8), os avaliadores Paulo Roberto Santiago e Marcos Roberto Teixeira foram recebidos pela pró-reitora de Graduação Vânia Passos, pela diretora de Graduação Samara Queiroga, pelo Diretor de Tecnologias Digitais Gentil Veloso, pelo coordenador Pedagógico da Diretoria de Tecnologias Educacionais (DTE) Fábio de Jesus Castro, pela professora de Matemática do Câmpus de Arrais, Alcione Marques e pelo professor do Colegiado de Letras de Araguaína, João de Deus Leite.

Na ocasião, a pró-reitora de graduação, Vânia Passos, deu as boas vindas aos avaliadores e apresentou para eles um pouco da universidade em termos de números, infraestrutura e ações. Após, eles seguiram para a Diretoria de Tecnologia de Educação (DTE) para conversarem sobre estrutura pedagógica do curso.

Para um dos avaliadores do MEC, Paulo Roberto Santiago, a visita deles é uma das etapas fundamentais do processo de reconhecimento daAvaliadores do MEC junto com o professor Gentil Veloso da UFT em visita à DTE. Foto Caroline Falcão.Avaliadores do MEC junto com o professor Gentil Veloso da UFT em visita à DTE. Foto Caroline Falcão. licenciatura. "O curso foi autorizado, agora ele recebe a visita para ser reconhecido pelo MEC, e nesta avaliação seguimos normas para a análise do curso, pois a intenção é ofertar um ensino de qualidade", explica.

A avaliação continua na tarde desta quinta e sexta-feira o dia todo, com a visitação à infraestrutura da universidade e conversa com professores e acadêmicos do curso.

Curso
O curso de Licenciatura em Matemática EaD teve sua autorização em 2013, porém sua primeira turma iniciou em 2015. De acordo com a professora, Alcione Marques, "o curso possui duas turmas em formação, com mais de 300 alunos divididos nos 13 polos presenciais pelo Tocantins. A primeira turma ingressou em 2015 e a segunda neste ano de 2017," destaca.

O professor Gentil Veloso, ressalta que desde a implantação dos cursos EaD, a procura por essa formação vem aumentando a cada seleção. "Neste ano foram mais de três mil inscritos para 760 vagas distribuídas em nossos cinco cursos EaD, e a Matemática é um desses que teve aumento na procura", acrescenta.

Para o diretor de Tecnologias Educacionais, Damião Rocha, o curso de Licenciatura EaD em Matemática partiu da necessidade de formação de professores na área do ensino matemático. "Segundo dados da Secretaria de Educação do Tocantins, vimos que esta formação é uma das áreas de maior carência no Estado, por isso o curso foi criado e objetiva a formação de  profissionais licenciados para atuarem nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio com conhecimento da educação, sociedade e os sistemas de ensino", finaliza.

marcador(es): Geral,Home