Página inicial > Últimas Notícias > Professora da Universidade de Coimbra fala sobre fronteiras e a União Europeia na UFT
Relações Internacionais

Publicado: Lunes, 13 Marzo 2017 17:46 | Última actualización: Lunes, 13 Marzo 2017 19:06

A professora Maria Raquel Freire, da Universidade de Coimbra, de Portugal, esteve na Universidade Federal do Tocantins (UFT) nesta segunda-feira (13) em dois eventos: pela manhã no Câmpus de Palmas e à tarde em Porto Nacional. Em Palmas, ela proferiu a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), com o tema "Relações externas da União Europeia: desenvolvimento, parcerias e dinâmicas de (in) dependências – dimensões política, econômica e securitária". Já em Porto Nacional ela participou, junto ao professor Fernando José Ludwig, de mesa-redonda "(Re)definições das fronteiras: visões interdisciplinares", voltada aos estudantes de Relações Internacionais.

Professora Maria Raquel Freire participa de discussões com estudantes (Foto: Elza Pereira)
No evento realizado pelo PPGDR, Maria Raquel falou que as parcerias são importantes para o desenvolvimento de uma região. “As parcerias são fundamentais porque são formas que nós encontramos de institucionalizar relações e institucionalizar investimentos. Ou seja: através das parcerias, nós acordamos linhas de ações a nível econômico e nível social". Ela disse também que são por meios das parcerias que podemos determinar as ações prioritárias a serem tomadas para um efetivo desenvolvimento. “Não significa que seja a solução perfeita, mas é o primeiro caminho a encontrar para as políticas de desenvolvimento econômico e social”, completou.

Sobre os investimentos em desenvolvimento sustentável, ela disse que há uma tendência dos países em apoiar projetos com fins sustentáveis. “Há claramente uma preocupação em apoiar projetos nesta linha de desenvolvimento sustentável, ou seja, que permita que não falemos só do crescimento econômico, mas também do desenvolvimento humano. Ela argumentou também sobre os desafios que esses países enfrentam para colocar em prática esses projetos de sustentabilidade. “Os desafios são imensos. Tem a ver, necessariamente, com capacitação de recursos. Onde tem que se educar, treinar, formar as pessoas, para que o desenvolvimento possa ser efetivamente sustentável”, ressaltou.

Maria Raquel também abordou sobre o papel da educação para o desenvolvimento econômico. “Educação é tema central de todo o desenvolvimento. A questão da educação implica também nas próprias mentalidades, nas próprias atitudes e na forma de fazer e, portanto, se criarmos uma educação transparente, uma educação com ética e com responsabilização, por exemplo, vamos evitar dinâmicas de corrupção e dinâmicas que acabam por criar obstáculos à promissão do desenvolvimento”, disse.