Página inicial > Últimas Notícias > Servidores têm até o dia 16 para realizar primeira etapa da Avaliação de Desempenho
Carreira

Escrito por Bianca Zanella | Publicado: Viernes, 03 Marzo 2017 11:53 | Última actualización: Viernes, 03 Marzo 2017 11:53

Começou no dia 1º de março e segue até o dia 16 a primeira etapa da Avaliação de Desempenho 2017. Neste prazo, todos os servidores técnicos-administrativos devem responder aos questionários de autoavaliação, avaliação de colegas da equipe e avaliação da chefia imediata. Os formulários devem ser preenchidos exclusivamente por meio eletrônico, na intranet, no endereço www.intranet.uft.edu.br/ad.

Depois, a partir do dia 17, será a vez dos ocupantes de cargos de chefia avaliarem seus subordinados. Os resultados da avaliação devem ser divulgados no dia 3 de abril e homologados até o dia 8 do mesmo mês, após o período de recursos.

Realizada anualmente, a avaliação de desempenho é o instrumento utilizado para fins de progressão por mérito dos servidores administrativos, a qual é concedida a cada interstício de 18 meses. Na UFT, ela é regulamentada pela Resolução n° 04/2014 do Conselho Universitário (Consuni) e pela Instrução Normativa n° 02/2016 da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep).

Além dos técnicos, a metodologia inclui a participação dos docentes da Instituição que ocupam funções administrativas.

Pró-reitora Erica Dantas destaca a importância de uma avaliação consciente (Foto: Bianca Zanella/Dicom)Pró-reitora Erica Dantas destaca a importância de uma avaliação consciente (Foto: Bianca Zanella/Dicom)O cálculo da avaliação considera parâmetros que vão de "insuficiente" a "excelente" em uma escala de 0 a 10, em indicadores como qualidade do atendimento, comprometimento institucional, assiduidade, conhecimento técnico, zelo pelo patrimônio público, organização, relacionamento interpessoal, equilíbrio comportamental, iniciativa etc. No caso dos técnicos-administrativos e docentes em funções de chefia, também são avaliados quesitos como negociação, liderança, delegação, planejamento e capacidade de decisão.

"Além de servir para a progressão por mérito, a avaliação de desempenho é importante para subsidiar a política de desenvolvimento humano da Universidade e programas de capacitação e de dimensionamento de pessoal", ressalta a pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Erica Dantas.

Com o programa de gestão por competências no horizonte, Erica lembra que o momento da avaliação é oportuno para a reflexão e o aprimoramento do diálogo entre chefias e subordinados. "O feedback deve ocorrer sempre, mas se ele não acontece é importante que os servidores aproveitem esta ocasião para pensar sobre a própria carreira e também para buscar identificar onde cada um pode melhorar para alcançar a excelência", orienta, sugerindo que, após a divulgação dos resultados, os gestores solicitem os dados à Progedep e procurem analisar as médias da equipe dentro de cada indicador em conjunto com todo o setor.

Cronograma

• De 1º a 16 de março - autoavaliação, avaliação da equipe e da chefia imediata.
  • De 17 a 31 de março - avaliação dos técnicos-administrativos pela chefia imediata.
  • 3 de abril - divulgação dos resultados individuais das avaliações
  • De 3 a 8 de abril - homologação ou interposição de recursos