Página inicial > Últimas Notícias > Submissões de trabalho para a IX Semana Acadêmica de Ciência da Computação seguem até sexta (7)

Publicado: Jueves, 06 Octubre 2016 15:50 | Última actualización: Jueves, 06 Octubre 2016 15:54

O curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em colaboração com o Centro Acadêmico de Ciência da Computação (Caccomp) e os cursos de Engenharia de Alimentos e Nutrição, promovem, entre os dias 18 e 20 de outubro, a IX Semana Acadêmica de Ciência da Computação (Secomp). O evento este ano tem como tema: "A tecnologia da informação inovando na produção e distribuição de alimentos".

De acordo com Tanilson Dias, professor do curso de Ciência da Computação, o objetivo do evento é "incentivar a participação de acadêmicos e profissionais de áreas ligadas à tecnologia e a computação, além de fomentar projetos científicos, de pesquisa, de extensão e o desenvolvimento de produtos e ferramentas que possam trazer ganhos para a sociedade, para os profissionais e para as empresas participantes". Além disso, a Secomp visa a integração entre os acadêmicos e profissionais da área de computação, como forma de aproximação com o mercado de trabalho.

O evento é gratuito e voltado para professores, acadêmicos, profissionais e sociedade em geral. A previsão dos organizadores é que participem, aproximadamente, 500 pessoas. A programação da Secomp conta com atividades como palestras, minicursos, apresentação de trabalhos e sessões técnicas.

Submissão de trabalhos
O período de submissão de artigos está aberto até o dia 07 de outubro e deve ser feito por meio do email institucional Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.Os trabalhos aprovados, que podem ser de disciplina, trabalhos de conclusão de curso e até resultados de atuação no mercado, serão divulgados até o dia 12 de outubro. Todos os trabalhos farão parte de um livreto, e os melhores serão publicados em revistas junto ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

O encontro vai ser uma oportunidade para que acadêmicos, técnicos e docentes da UFT apresentem tudo o que foi produzido na Universidade durante o ano. “Trata-se de um momento em que o curso e a universidade discutem o papel do cientista da computação como provedor de soluções inovadoras em produtos e serviços em áreas multidisciplinares, abrangendo os diversos cursos e seguimentos da Universidade e Estado do Tocantins”, reforça Tanilson.

A Secomp, que ocorre anualmente, desta vez fará parte da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), articulado pelo Ministério das Ciências, Tecnologias, Inovações e Comunicações, que tem como tema "A Ciência Alimentando o Brasil". Integrada à SNCT, ocorrerá a I Jornada Acadêmica Multidisciplinar do IFTO, Câmpus de Paraíso do Tocantins, abrangendo os cursos de Tecnologia de Alimentos, Licenciatura em Química e Gestão em Tecnologia da Informação.

Para o professor Tanilson, ações integradas como essas ajudam no fortalecimento da área e na inovação tecnológica do Tocantins. "Essas ações, unidas à proposta de construção do Parque Tecnológico, aumentam as oportunidades de tornar o Estado do Tocantins uma referência na produção de tecnologia na região norte do Brasil, portanto, essa parceria tem um interesse mútuo com objetivos comuns na disseminação da ciência para a produção de ideias inovadoras", afirma o professor.