Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Fotógrafo: com o estímulo da UFT, egressos fazem da fotografia uma profissão

Escrito por Zeus Bandeira e Bianca Zanella | Publicado: Viernes, 08 Enero 2016 14:48 | Última actualización: Martes, 13 Septiembre 2016 14:01

A arte de captar e eternizar momentos históricos ou especiais é praticada por um profissional que entende não só de técnicas de imagem como também precisa de muita criatividade. Nesta sexta-feira (08) é comemorado o Dia do Fotógrafo, data marcada pela chegada da primeira câmera fotográfica no Brasil, em 1840. Apesar de não haver nenhum curso de graduação específico de fotografia na Universidade Federal do Tocantins, muita gente descobre aqui o interesse por essa arte, e também tem a oportunidade de aperfeiçoar técnicas seja para praticar a fotografia como hobby, seja para fazer dela uma profissão.

Eliene LagoEliene LagoEsse é o caso de Eliene Lago, licenciada em Teatro na UFT, que conta que sua inspiração para a fotografia começou na época da universidade. "Durante a minha graduação sentava na lanchonete e podia ver o sol se pondo no lago, ali a poucos metros da minha sala de aula. E não fotografar esse visual enquanto todos os prédios e folhas ficavam levemente dourados pelo sol é quase impossível!", comenta ela.

Após a graduação, Eliene decidiu levar seu hobby mais a sério e hoje atua como fotógrafa comercial na capital. Segundo ela, nesta área há uma grande quantidade de profissionais, trazendo assim vários nomes importantes da fotografia. "Mesmo Palmas não sendo uma cidade com grande número de habitantes, há público para receber cursos, palestras e workshops." acrescenta.

Anderson de SouzaAnderson de SouzaEm outras situações, o interesse pela fotografia começou mais cedo, como é o caso de Anderson de Souza, bacharel em Jornalismo pela UFT. "Lembro de gostar de fotografia desde criança, quando ganhei uma câmera descartável (daquelas de plástico), 33mm, do meu pai", recorda.

Na UFT, ele comenta que teve a oportunidade de aprender mais da teoria e prática da fotografia e participar de atividades estimulantes, como visitar lugares e retratá-los. Em uma oficina de foto analógica ministrada pelo técnico Bolívar, ele e os demais alunos revelaram algumas imagens feitas em uma aula de introdução. "Ali deu pra ter uma noção de como funcionava a produção de imagens antes das câmeras que se usa hoje em dia na profissão", comenta. Atualmente, Souza cursa Mestrado em Cinema, na universidade portuguesa da Beira Interior, na cidade de Covilhã.

Manoel JúniorManoel JúniorManoel Júnior, também formado em Jornalismo pela UFT, concorda que a passagem pela UFT contribuiu com conhecimentos importantes para crescer profissionalmente, e, no caso dele, influenciou a decisão de seguir a carreira de fotojornalista. Hoje ele trabalha como freelancer registrando, em uma rotina inconstante, imagens que ilustram reportagens de veículos de comunicação na capital. "A rotina vai muito pela sua pauta, tem pautas tranquilas e tem pautas que são de muito trabalho, pode ser uma semana de viagens ou de trabalhos rotineiros como apenas fotos de ilustração", conta Manoel.

No Câmpus de Palmas, a UFT possui o Laboratório de Fotografia do curso de Comunicação Social/Jornalismo, localizado no Bloco I.

Confira alguns dos trabalhos dos nossos entrevistados: