XI Simpósio de Educação do Câmpus de Miracema tem inscrições abertas até o dia 4
Estão abertas até o dia 4 de agosto as inscrições para os ouvintes do XI Simpósio de Educação do Câmpus de Miracema da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que acontece nos dias 6 à 8 de agosto. O evento tem como tema central "Trabalho e formação docente: embates e representações" e tem o objetivo de promover estudos, reflexões e debates sobre as políticas educacionais. O evento visa também promover a socialização das pesquisas acadêmicas na área. Durante a programação serão apresentados 31 artigos resultantes de pesquisas de alunos e professores. Além disso, a programação do simpósio conta com conferências, mesas-redondas, minicursos, oficinas, atividades artístico-culturais e lançamento de livros.
O simpósio é destinado a estudantes de graduação, profissionais, pesquisadores da área da educação, e a comunidade interessada. Os interessados em se inscrever devem enviar para o e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. a ficha de inscrição disponível aqui.
Programação:
6 de agosto
13h – Credenciamento
Das 14h às 18h – Minicursos e oficinas
Das 19h às 18h – Conferência de abertura "Educação e prática docente: um olhar fenomenológico" – conferencista Wagnar Moreira (UFTM); coordenadora: Patrícia Medina (UFT/Palmas)
7 de agosto
Das 18h às 12h – Mesa-redonda "Educação Física e Educação: interfaces" – participantes: Erika Macial (Ceulp-Ulbra) e Jean Carlos Ribeiro (Unirg); mediador Vítor Antonio Cerignoni (UFT/Miracema)
Das 14h às 17h – Minicursos, oficinas e lançamento de livros
Das 19h às 22h – Mesa-redonda "Psicologia e Educação: interfaces" – participantes: Liliam Ghizoni (UFT/Palmas) e Telma Borges (UFT/Araguaína); mediador: Adriano Oliveira (UFT/Miracema)
8 de agosto
Das 8h às 12h – Mesa-redonda "Relatos de experiências do trabalho docente" – participantes: Liliam Ghizoni (UFT/Palmas) e Telma Borges (UFT/Araguaína); mediador: Adriano Oliveira (UFT/Miracema); mediador: Antônio Miranda (UFT/Miracema)
Das 14h às 17h – Comunicações (apresentações de artigos)
Das 19h às 22h – Conferência de encerramento "Epistemologias da prática e do trabalho docente: uma leitura crítica" – conferencista: José Wilson de Melo (UFT/Palmas); coordenadora: Vânia Passos (UFT/Miracema)
Trabalhos aprovados para apresentação no Simpósio:
1. A organização do trabalho pedagógico na percepção dos alunos/mestres matriculados no curso de Pedagogia/Parfor - Ângela da Silva, Kátia Brito e Nádia Borges
2. Narrativas corporais a partir da (re) criação do cotidiano - Átila Gonçalves e Silva, Renata Patrícia da Silva
3. Reflexões sobre o processo de autoavaliação da UFT: avanços e retrocessos - Breno Suarte Cruz e Maria Santana Ferreira Santos
4. Atividade docente em salas de recursos no Estado do Tocantins - Carmem Lucia Artioli Rolim e Nadia Flausino Vieira Borges
5. Sexualidade infantil freudiana: algumas reflexões de uma pesquisa em andamento com educação infantil e formação de professores - Claudionor Renato da Silva, Eliane Pinto e Taiane Fernandes
6. Acadêmicos de Pedagogia do Parfor e a temática da homofobia escolar. um estudo em educação sexual - Claudionor Renato da Silva e Anthéia Augusta Ferreira
7. O formador de formadores. Por uma qualidade no ensino superior em cursos de pedagogia. um estudo teórico inicial - Claudionor Renato da Silva e Natália Florêncio da Cunha
8. A concepção de renovação da educação no pensamento do filósofo- educador John Dewey (1959): estudo da obra como pensamos (1959) - Dalâyne Lopes Dos Santos
9. A organização dos discursos publicitários na internet para o público adolescente - Dalsiza Cláudia M. Coutinho e Adriano Machado Oliveira
10. O conceito de representação social: um estudo introdutório - Dayanne Carvalho da Silva e Márcio Antonio C. Lima
11. O estatuto da literatura infantil em um manual do programa alfabetização na idade certa - Pacto - Ediana Lucena Soares Rabelo
12. Prática pedagógica na pré-escola: as brincadeiras infantis - Ilda Alves da Silva
13. Educação e humanização - John David Ribeiro Santos
14. PIMI: uma análise da experiência de Monitoria 2013/2 - José Luis Santana
15. Educação e a ação comunicativa na recepção de Habermas diante da dualidade rural e urbano - José Manoel Miranda de Oliveira
16. Educação e desigualdade social nas políticas educacionais no Tocantins no período de 2000-2010 - Juciley Silva Evangelista Freire e Allyne Oliveira de Sousa
17. Ciclo da infância e ciclo da alfabetização no Ensino Fundamental de nove anos: documentos e discussões teóricas - Juliane da Silva Conceição e Rosilene Lagares
18. Súcia inventada no olhar - Luciana da Costa e Silva Andrade
19. Gíria de grupo “Bajubá”: estudo das palavras de origem africana utilizadas pelo grupo LGBTT de Palmas como representação sócio-histórico e cultural - Luciana da Costa e Silva Andrade
20. Integração curricular no ensino de ciências naturais nos PPPS e na prática de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em duas escolas municipais de Palmas - Mara Barros Carneiro e Eduardo José Cezari
21. Relações raciais na Educação Infantil - Maria dos Reis Farias da Silva
22. Homofobia e sexismo na UFT: um olhar dos/as discentes do Câmpus de Miracema - Pedro Vinícius M. Belarmino Júnior
23. Pedagogo na sociedade contemporânea: para quê? - Raquel Bezerra Barros
24. Educação não escolar e monitoria: uma experiência exitosa para a formação de pedagogos - Rutileia Carvalho Xavier e Patrícia Medina
25. Conferências municipais de educação e gestão democrática - Sabrina Copetti Oliveira e Rosilene Lagares
26. Histórias, perspectivas e os desafios de ensinar matemática - Severino Roberto de Lima
27. Nível de atividade física e percepção da qualidade de vida em adolescentes escolares - Sônia Corrêa Guimarães, Fernando R. Peixoto Quaresma e Erika da Silva Maciel
28. Estágios de enfermagem em territórios de professores nativos e alunos imigrantes - Tayanna Curcino R. Olebar, Erika da Silva Maciel e Fernando R. Peixoto Quaresma
29. Planejamento e execução do I Fórum de Educação Especial de Miracema: um relato de experiência - Vitor Antonio Cerignoni Coelho
30. Estágio na Educação Infantil: reflexões sobre o uso do caderno de campo - Viviane Drumond
31. Pesquisa documental: opção metodológica de investigação em educação municipal - Walber Gomes, Wanderson Baia dos Santos e Rosilene Lagares
Redes Sociais