Página inicial > Últimas Notícias > Conferência discute Plano Municipal da Educação de Palmas

Conferência discute Plano Municipal da Educação de Palmas

Escrito por Ascom / Sec. Mun. de Educação | Publicado: Miércoles, 28 Noviembre 2012 22:00 | Última actualización: Martes, 13 Septiembre 2016 14:01
Mais de 400 pessoas compareceram na noite desta quarta-feira, 28, ao auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte(Cuica) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) para prestigiar a abertura solene da I Conferência Municipal de Educação. O evento contou com a presença de representantes de diversos segmentos da sociedade, a exemplo da União Brasileira de Estudantes Secundaristas, da comunidade científica, dos conselhos municipais de Educação, de Alimentação Escolar, associação de moradores e outros. O prefeito Raul Filho foi representado pelo secretário municipal da Educação, Zenóbio Júnior.

A I Conferência Municipal de Educação de Palmas é um espaço para debates que visa a construção do Plano Municipal de Educação (PME) do município, que, por sua vez, constitui um documento de planejamento para definir os princípios, diretrizes, metas e estratégias educacionais a serem colocadas em prática nos próximos dez anos.

O secretário Zenóbio Júnior enfatizou que em 2013 será realizada outra conferência nos mesmos moldes para concluir o Plano Municipal da Educação. O documento será então remetido à Câmara de Vereadores para discussão e aprovação e depois ao prefeito em exercício para a devida sanção. O plano tem validade de dez anos.

A vice-reitora da Universidade Federal do Tocantins, Isabel Auler, também compartilhou com a opinião dos demais presentes e destacou a participação de todos os segmentos para construir um marco para a educação de Palmas e para o Brasil. "A Conferência discute várias temáticas e serve para elaboração desta importante política pública".

Foto: Samuel Lima
Público lotou o auditório do Cuica, no Câmpus da UFT em Palmas

Depoimentos - A estudante Naiara Pereira, representante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas(UBES), disse que a I Conferência Municipal de Educação é um marco para a educação do município, principalmente pela forma democrática como está sendo realizada, com a abertura para a participação de toda a sociedade. “Essa conferência é resultado do amadurecimento da democracia e a participação dos estudantes é importante, porque eles vivem as dificuldades do dia a dia”, destacou.

O representante da Associação dos Moradores do setor Morada do Sol, Adão Rodrigues, lembrou que Palmas, com pouco mais de 20 anos, dá um exemplo para o Brasil ao criar um documento que vai delinear toda a política de educação do município. Já o presidente do Conselho Municipal de Educação, Francisco Ribeiro, destacou o momento que vive a educação de Palmas e disse que a elaboração do PME, com a participação da sociedade, torna o documento ainda mais representativo. Segundo ele, a partir do PME a educação deixa de ficar refém de políticas de governo.

O presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Edmar Araújo, também entende que a participação da comunidade na elaboração do plano vai fazer com que ele seja muito mais representativo. “Daqui a dez anos será gratificante dizermos que ajudamos a elaborar um documento que fez a diferença para a educação em Palmas”, comentou.

Já a presidente da Comissão de Organização e Sistematização do PME, professora Luzenir Poli C. da Silveira, disse que o movimento para elaboração do plano começou “tímido como uma onda”, mas foi tomando forma e conseguiu mobilizar a sociedade organizada. Ela explicou que quanto maior a participação da sociedade menor serão os erros e alertou que a partir da conclusão do PME será necessário consolidar o Fórum Municipal de Educação, que será a ferramenta de acompanhamento e fiscalização da aplicação do plano.

Programação - A I Conferência Municipal de Educação de Palmas prossegue nesta quinta-feira, 29, no auditório do Cuica. Confira a programação no quadro abaixo. (Colaborou Samuel Lima - Dicom/UFT)

Dia 29 de novembro
Local: Auditório Cuica/UFT

8h – Apresentação cultural