Inovação Tecnológica

Aviso:

Por força de lei, todos os registros referentes a patentes, marcas, registros de computador, softwares, além de outros que constam na LPI, quando desenvolvidos no âmbito da UFT, devem obrigatoriamente passar pelos trâmites internos do Núcleo de Inovação e da Procuradoria da UFT a fim de evitar futuros problemas referentes à apropriação indevida de bens públicos, pois esses registros podem se caracterizar como títulos de propriedade pertencentes à Universidade Federal do Tocantins.

Inovação Tecnológica

O conceito de inovação tecnológica está associado ao surgimento de criações, inventos ou tecnologias geradas em ambientes de pesquisa científica que acarretem aumento de qualidade e produtividade de modo a contribuir efetivamente com o desenvolvimento socioeconômico do país.

Sob essa perspectiva, a Lei 10.973/2004 – denominada Lei de Inovação Tecnológica – representa a base da estrutura do sistema jurídico brasileiro de proteção intelectual, definindo fontes de financiamento, utilização de instalações e equipamentos de instituições públicas para desenvolvimento de pesquisa, formação de parcerias público-privadas por meio de contratos e convênios, transferência da tecnologia para exploração industrial e participação dos inventores/criadores nos resultados econômicos em caso de comercialização das tecnologias desenvolvidas nos ambientes de pesquisa.

Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/UFT), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), tem por objetivos centrais o desenvolvimento da cultura da inovação e do empreendedorismo, a agregação de valor à produção do conhecimento científico e tecnológico, o apoio e estímulo à transferência de tecnologias e o fortalecimento do processo de desenvolvimento tecnológico do país, de acordo com as políticas públicas e a legislação vigente.

Para isso, o NIT oferece orientações aos docentes, alunos, pesquisadores e colaboradores quanto aos procedimentos para proteção dos direitos de propriedade intelectual e mantém interações com outras Instituições Científicas Tecnológicas (ICT), com a comunidade, com organizações governamentais e organizações privadas.

>>> Confira AQUI apresentações sobre tecnologias patenteadas pela UFT selecionadas como as três mais promissoras por meio de ação conjunta Núcleo de Inovação / Rede Namor / Wilynka.

>>> Confira AQUI a lista de depósitos de patentes registrados no Inpi pelo NIT/UFT.

Mapeamento de Laboratórios e Núcleos de Pesquisa

Com objetivo de identificar as competências e pesquisas desenvolvidas na UFT para a elaboração de um catálogo, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) realiza o mapeamento dos laboratórios e núcleos de pesquisa nos sete câmpus da Universidade.

O catálogo consolidado irá facilitar a geração de projetos, convênios e outras formas de parcerias com entidades governamentais, empresariais, entre outras.

Para o levantamento dos dados, o NIT conta com a colaboração e empenho da comunidade acadêmica.

Interessados em contribuir devem preencher o formulário disponível aqui e enviá-lo para o e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo..

Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)

Endereço:
Universidade Federal do Tocantins (UFT) | Câmpus de Palmas
Avenida NS 15, Quadra 109 Norte | Plano Diretor Norte
Sala 207 | Bloco IV (Reitoria)
Palmas/TO | 77001-090

Telefones: (63) 3232-8315 (Direção) | (63) 3232-8265 (Assessoria Administrativa)

Site: www.uft.edu.br/nit