Funcionamento do Curso

A admissão de aluno regular no PPGEA-UFT se dá por meio de processo seletivo anual, sendo o edital de seleção publicado até o fim do segundo semestre, para ingresso dos novos alunos no primeiro semestre do ano seguinte.

O tempo máximo para a conclusão do curso é de 24 meses (contados a partir da data de efetivação da matrícula) não podendo ser inferior a 12 meses. Excepcionalmente, por recomendação do orientador e com a aprovação do Colegiado do Programa, poderá ser concedida a extensão do prazo, no entanto, o tempo máximo para a conclusão do mestrado levando em conta esse recurso não poderá ser superior a 30 meses.

Serão computados, para cálculo da duração do curso, os períodos em que o estudante, por qualquer razão, afastar-se da Universidade, salvo os casos motivados por problemas de saúde, nos termos da legislação vigente.

O curso possui carga horária mínima de atividade pedagógica de 480 (quatrocentos e oitenta) horas ou, 32 (trinta e dois) créditos integralizados de acordo com as determinações do programa e de acordo com a estrutura curricular vigente, contendo:

I – Disciplinas obrigatórias: Quatro nas áreas de concentração do programa (14 créditos) e duas para manutenção do vínculo e orientação para o desenvolvimento do trabalho de conclusão do curso, contemplando respectivamente as fases de qualificação do projeto de dissertação e de defesa propriamente dita (8 créditos);

II – Disciplinas Optativas: disciplinas de livre escolha dentre aquelas vinculadas à área de concentração a que o aluno está vinculado (10 créditos).

O processo seletivo para ingresso de aluno regular é anual e acontece por meio de edital específico (hiperlink para página de editais para aluno regular), normalmente publicado no segundo semestre de cada ano, sendo que o início das atividades dos candidatos aprovados se dá no primeiro semestre do ano seguinte.

O processo seletivo para discentes não vinculados (modalidade “aluno especial”) também ocorre por meio de edital específico, normalmente publicado no primeiro semestre de cada ano, para que os candidatos aprovados nesta modalidade possam cursar disciplina optativa do curso no segundo semestre de cada ano, que é quando, via de regra, ocorre a oferta de disciplinas dessa categoria. Para a obtenção do título e a expedição do diploma de mestre, o estudante regular deverá atender às exigências estabelecidas no regimento interno do MPEA e demais regulamentos aprovados pelo colegiado do PPGEA-UFT.