Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eduroam > Apresentação
Início do conteúdo da página

Eduroam na UFT

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) aderiu ao serviço de conexão à internet sem fio Eduroam (education roaming). A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), concluiu o processo de instalação e configuração da rede na UFT e que substituiu a  rede UFTAcad em todos os câmpus da Universidade.

A Eduroam é um serviço desenvolvido pela RNP para a comunidade internacional de educação e pesquisa que oferece acesso sem fio (wi-fi) à internet sem a necessidade de múltiplos usuários e senhas, de forma simples, rápida e segura. O serviço permite que todos que possuam login institucional da UFT obtenham conectividade à Internet na Universidade e em qualquer localidade que ofereça essa facilidade como provedora de serviço, que hoje estão em mais de 60 países em todo o mundo.

Além da conectividade em termos mundiais, o Eduroam representa, ainda, um avanço tecnológico significativo para UFT, pois, de acordo com a STI, o serviço é mais veloz, moderno e seguro do que a rede anterior (UFTAcad). Outra vantagem do serviço é que não há necessidade de se refazer o login de forma periódica, como acontecia anteriormente.

O serviço foi lançado à comunidade universitária da UFT em novembro de 2017, disponível em todos os câmpus da UFT por meio de uma infraestrutura de rede sem fio composta, no momento, por um total de 149 pontos de acesso e que está sendo ampliada em mais 100 access points.

As dúvidas, reclamações e sugestões quanto ao serviço eduroam devem ser encaminhadas para o e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.. Este canal é muito importante, pois o apoio de toda a comunidade universitária no sentido de notificar eventuais falhas detectadas e/ou indisponibilidade de sinal do ponto de vista dos usuários é fundamental para garantir a melhoria contínua do serviço.

Adesão da UFT

A adesão da UFT ao Eduroam se deu, primeiramente, pela associação à RNP e à Comunidade Acadêmica Confederada (CAFe), que oferece, além da rede sem fio em diversas instituições de todo o mundo, outros serviços tecnológicos de grande valia para a pesquisa.

Segurança

A rede eduroam implementa um método de autenticação muito seguro em relação aos métodos convencionais, trata-se do protocolo 802.1x. O método consiste basicamente em uma solicitação de acesso à rede a um servidor que autoriza o acesso e, caso o acesso não seja autorizado, o solicitante nem mesmo se comunica com o restante da rede. Este método possibilita ainda a criação de políticas específicas por usuários e/ou grupos de usuários.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página