Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Apresentação

 

O programa foi criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o nome “Programa Especial de Treinamento”, este programa foi transferido, precisamente duas décadas depois, para a Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC). Finalmente, em 2004, o PET passou a ser identificado como Programa de Educação Tutorial.

Na UFT, foi instituído em março de 2007, com o início das atividades dos Grupos PET de Pedagogia e Engenharia de Alimentos, ambos os cursos sediados no Câmpus de Palmas.

Concebido e orientado de modo a garantir o cumprimento do histórico princípio no qual encontra-se fundamentada a educação superior, qual seja, a indissociabilidade entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, o PET é constituído por grupos tutoriais, vinculados a cursos específicos ou formados a partir de um tema que perpassa várias áreas do conhecimento – valorizando, assim, a abordagem inter(trans)disciplinar. Em cada grupo, que inicia com um número mínimo de 6 (seis) estudantes, podendo atingir até 12 (doze) alunos, há um professor tutor responsável pelo desenvolvimento de atividades extracurriculares, destinadas a complementar a formação acadêmica e, por conseguinte, proporcionar a melhoria da qualidade dos cursos de graduação.

Fim do conteúdo da página