Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Marcadores > Núcleo de Jornalismo
Início do conteúdo da página

Núcleo de Jornalismo

Clube de Jornalismo

Tendo como filosofia discutir o jornalismo, pensar e incentivar a prática da produção jornalística em contexto de um mercado altamente impactado pelas mídias digitais e desenvolver o pensamento empreendedor dos nossos alunos, professores e técnicos; o Clube de Jornalismo tem como objetivo o desenvolvimento de ações voltadas para as práticas jornalísticas agregando egressos e promovendo a formação empreendedora, em sintonia com as mudanças do mercado atual de Comunicação e de Jornalismo em tempos globalizados.

A Conexão Lusófona é uma associação juvenil que visa congregar os cidadãos lusófonos, estimulando o sentimento de pertença a uma Comunidade de língua comum, divulgando e fortalecendo a Lusofonia no Mundo, e é correalizadora desta iniciativa. As partes, cientes da importância estratégica da dinamização e desenvolvimento da Lusofonia, buscam, assim, permitir um maior conhecimento das várias comunidades que se expressam na língua Portuguesa, através da troca de experiências e conhecimento, partilhando de realidades locais, mobilidade e integração de uma maneira geral, com especial enfoque na ampla colaboração no projeto Rede Lusófona de Jornalismo Colaborativo.

Desta parceria nasce a criação do Clube de Jornalismo que desenvolverá artigos de opinião, reportagens e todo tipo de conteúdo jornalístico, bem como poemas, sonetos e todo tipo de conteúdo de caráter poético e literário, de autoria dos alunos, técnicos e professores colaboradores do Nujor que serão publicados no Portal da Conexão Lusófona.

Contatos

Entre em contato com o Nujor pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. . 

Dia 12 de abril: o Cine Cultura de Palmas recebe a estreia do filme “Invisibilidade”, de Túlio de Melo

No próximo dia 12 de abril, o Cine Cultura de Palmas será palco da estreia de um filme que promete dar voz a uma realidade muitas vezes ignorada: a invisibilidade das mulheres travestis no Brasil. O "Invisibilidade" é um filme de curta-metragem escrito e dirigido por Túlio de Melo. O curta foi gravado na cidade do Rio de Janeiro, com a produção da GBM Filmes, uma produtora independente de Palmas, com a parceria da OcriS – Oficina de Criatividade Sonora da UFT.

Com uma narrativa envolvente e sensível, o "Invisibilidade" busca entreter e provocar reflexões sobre o papel da sociedade na marginalização e discriminação de certos grupos. O evento contará com uma exibição comentada do grupo de pesquisa OUTROCAMPO e o Cine Debate do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Segundo a organização do evento, o filme apresenta a jornada do dia a dia de uma personagem chamada Mychelly, uma mulher travesti que vive uma realidade igual à da grande maioria no Brasil, de invisibilidade. A personagem não tem fala e não tem voz, tal como a grande maioria das mulheres travestis no país. A narrativa do filme é conduzida por imagens e sons, quase que um chamado à reflexão sobre o problema social da invisibilidade desse grupo social excluído na sociedade.

A estreia do filme no Cine Cultura de Palmas promete ser um evento marcante, reunindo entusiastas do cinema e defensores dos direitos humanos e da igualdade de gênero. Após a exibição, haverá um debate aberto com a presença de membros da equipe de produção, representantes da comunidade LGBTQIA+ local e grupos de pesquisa da Universidade Federal do Tocantins, proporcionando uma oportunidade única para a discussão e reflexão sobre as questões levantadas pelo filme.

Em resumo, o "Invisibilidade" além de ser um curta-metragem de ficção que fala sobre verdade; é um chamado à reflexão e à ação. Ao abordar a temática social da realidade das mulheres travestis no Brasil, a obra contribui para ampliar o diálogo sobre diversidade, igualdade e respeito, reforçando a importância do valor humano para além dos impostos sobre a sociedade.

Missão

Missão NUJOR

Núcleo de Jornalismo

Núcleo de Pesquisa, extensão e práticas jornalisticas

Nujor e Naturatins realizam I Seminário de Pesquisa e Biodiversidade do Tocantins

O I Seminário de Pesquisa e Biodiversidade do Tocantins é uma realização do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Práticas Jornalísticas da UFT (Nujor/UFT), com apoio da Daplan Reflorestamentos e da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O evento será realizado de forma virtual, nos dias 23 e 24 de setembro, com transmissão ao vivo pelo canal do Nujor, no YouTube.

Um dos objetivos do evento é mapear e entender as pesquisas desenvolvidas no Tocantins para compor um banco de dados que subsidiará as ações do Naturatins. Estão inscritos no evento mais de 100 acadêmicos, professores, pesquisadores e profissionais da área, e a programação terá mesas de debate, palestras e exposição dos resumos.

A correalização do Nujor nessa atividade faz parte de seus objetivos com a promoção de eventos acadêmicos multidisciplinares que ampliem o repertório dos participantes. “Para nós, do Nujor, trabalhar conjuntamente com o Naturatins para realizar este seminário é uma dupla oportunidade: por um lado, promove a aproximação da universidade, de nossos projetos e pesquisas da sociedade, mostrando que podemos ter parcerias muito salutares. Por outro, estamos muito satisfeitos de pautar o papel da imprensa no compromisso com o meio ambiente, com os temas da biodiversidade, ao ter uma mesa que vai debater isso. Assim, podemos ajudar a melhorar a comunicação de pesquisas na área e, também, oportunizar a educação para o meio ambiente”, destaca a coordenadora do Nujor/UFT, Marluce Zacariotti.

Parcerias

Parcerias Nujor

Fim do conteúdo da página