Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > EdUFT > Catálogo > Obras Acadêmicas > Os Discursos e o Turismo: um diálogo no município de Porto Nacional/TO
Início do conteúdo da página

Os Discursos e o Turismo: um diálogo no município de Porto Nacional/TO

Autores: Wolney Jácomo e Rosane Basan
Ano de publicação: 2017
Área/Sub-área: Ciências Humanas, Letras e Artes
Valor: R4 25,00

Sinopse:

Sob uma visão integrada e interdisciplinar, a obra retrata os discursos da comunidade em relação ao turismo praticado antes e após a constituição do reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães (UHLEM), no Rio Tocantins, em Porto Nacional-TO. Concebe, outrossim, o estudo do discurso, do território e dos processos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização da atividade turística na cidade.

Sobre os autores:

Wolney Jácomo é mestre em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); bacharel em Economia pela Universidade do Tocantins (Unitins) e licenciado em Letras-Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Luterano de Palmas/Universidade Luterana do Brasil (Ceulp/Ulbra). Participou de projetos de pesquisas com os temas: Turismo e Lazer no Tocantins: do Capim Dourado até o Lago (UFT); Etnomatemática e os discursos dos professores de uma escola em Caseara/TO: olhar sobre o Parque Estadual do Cantão (ULBRA). Atuou no projeto de extensão Oficina de Leitura e Produção Textual (ULBRA). Coordenou, na EaD, o Curso Nacional de Conselhos de Saúde pela Fundação Instituto Osvaldo Cruz (Fiocruz/Rio); atuou na EaD no Instituto Federal de Educação do Tocantins (IFTO), e, atualmente, no curso de Bacharelado em Administração Pública na EaD-UFT. Exerce função na gestão pública em saúde na Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, lotado no Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins.
Rosane Basan é doutora e mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); graduada em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). Criou e coordenou o Programa de Extensão da Terceira Idade do Cassino da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2007). Tem experiência na área de Geografia com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia do Turismo, Patrimônio Cultural e Geografia Regional. Atualmente é professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Porto Nacional. Também coordenou e participou dos projetos financiados pelo MEC - ProExt 2009, ProExt 2010, ProExt 2011, ProExt 2015 - na linha temática de Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Foi coordenadora do programa de extensão universitária Universidade da Maturidade, no Polo de Porto Nacional, na sua única turma. Atualmente realiza o estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Fim do conteúdo da página