Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > EdUFT > Catálogo > Obras Acadêmicas > Geografias de Mundo Reveladas nas Canções de Chico Buarque
Início do conteúdo da página

Geografias de Mundo Reveladas nas Canções de Chico Buarque

Autora: Carolina Machado Rocha Busch Pereira
Ano de publicação: 2017
Área/Sub-área: Ciências Humanas, Letras e Artes
Valor: R$ 25,00

Sinopse:

Uma vez que a música opera com emoções e desejos, ela influencia comportamentos, e não só transforma a mobilidade espacial, mas também é por ela transformada. As letras das canções de Chico Buarque são portadoras de sentidos, revelam o mundo e possuem potência geográfica para dialogar com o mundo, o lugar e o cotidiano a partir das relações que emolduram a vida. Os encontros geográficos com as letras das canções são possibilidades de leitura da obra do artista pela perspectiva geográfica humanista. Sujeito e mundo coexistem e o lugar, que é o espaço com o qual o sujeito estabelece relações, possui uma gama de significados e valores inseparáveis da experiência de quem os vivencia. O lugar tem um sentido e constitui parte essencial da existência humana. Consequentemente, a experiência no mundo-lugar está ligada à forma como se percebe o mundo a partir do espaço-tempo-sentido.
Este livro é resultado da pesquisa de natureza essencialmente teórica e bibliográfica desenvolvida na tese de doutoramento realizada no Programa de Pós-graduação em Geografia Humana na Universidade de São Paulo. A obra é um convite à reflexão sobre as geografias de mundo reveladas nas letras das canções de Chico Buarque, a partir do olhar geográfico sobre o espaço-tempo-sentido.

Sobre a autora: Carolina Machado Rocha Busch Pereira é professora adjunta do curso de Geografia (licenciatura/bacharelado) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Porto Nacional, desde 2005. Atua junto aos cursos de graduação em Geografia (licenciatura e bacharelado) e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (Câmpus de Porto Nacional). É pesquisadora na área de Ensino de Geografia e Geografia Cultural, doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Presidente Prudente, graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordena o Laboratório de Práticas e Metodologias de Ensino de Geografia (LEGEO) e o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) na UFT. É editora da Revista Brasileira de Educação em Geografia, revisora da Revista Ra e Ga: O Espaço Geográfico em Análise, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Revista Caminhos de Geografia, do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Revista Ensino de Geografia, do Laboratório de Ensino de Geografia da UFU.

 

Fim do conteúdo da página