Página inicial > EdUFT > Catálogo > Obras Acadêmicas > Fronteira Moderna de Grãos e as Transformações do Espaço Agrário no Tocantins

Fronteira Moderna de Grãos e as Transformações do Espaço Agrário no Tocantins

Autora: Débora Assumpção e Lima
Ano de publicação: 2017
Área/Sub-área: Ciências Humanas, Letras e Artes
Valor: R$ 25,00

Sinopse:

Fronteira moderna de grãos e as transformações do espaço agrário no Tocantins busca compreender as transformações do espaço agrário do Tocantins a partir da expansão do plantio da soja. O estado tocantinense tem ganhado importância aos olhos de agricultores modernos e empresas hegemônicas, em especial pela grande oferta de terras e investimentos logísticos. Para tanto, a necessidade de compreender a fronteira como um movimento de expansão do sistema capitalista, material e simbólico, torna-se imprescindível. As ações do Estado, desde a constituição do Tocantins até a construção de infraestruturas, favorecem o avanço hegemônico da agricultura moderna monocultora de grãos. O Projeto Agrícola Campos Lindos e o Programa de Desenvolvimento dos Cerrados desenvolvido em Pedro Afonso ratificam esse avanço, mas também revelam as precarizações das relações espaciais e a expulsão da agricultura camponesa. No entanto, a sobrevivência da agricultura camponesa pode garantir a produção da diversidade do espaço – diversidade esta não somente observada na produção de víveres, mas também nas formas resistentes às ordens hegemônicas do capital. Essas resistências ainda estão presentes ao longo do espaço tocantinense e podem ser observadas no Projeto de Assentamento Santo Onofre, localizado em Ponte Alta do Tocantins.

Sobre a autora: Débora Assumpção e Lima possui bacharelado, licenciatura e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É doutoranda do Departamento de Geografia, Instituto de Geociências (IG) da Unicamp. Foi professora substituta do Departamento de Geografia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Rio Claro e professora visitante do curso de Administração Pública do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto (Cead/Ufop). Desenvolve pesquisas e possui diversas publicações sobre Tocantins, fronteira agrícola, produção moderna de grãos, cerrados do centro-norte e conflitos agrários.