Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > EdUFT > Catálogo > Obras Acadêmicas > Língua(gem), Textualidade e Literatura Infantil: concepções e práticas
Início do conteúdo da página

Língua(gem), Textualidade e Literatura Infantil: concepções e práticas

Título: Língua(gem), Textualidade e Literatura Infantil: concepções e práticas
Autores:
 Carine Haupt, Karylleila dos Santos Andrade e Isabel Cristina Auler Pereira
Ano de publicação: 2015
Área/Sub-área: Letras e Linguística
Valor: R$ 30,00

Sinopse: O livro Língua(gem), textualidade e literatura infantil concepções e práticas reúne textos que versam sobre temas de extrema importância relacionados às concepções e práticas da formação linguística, textual e literária. Tem como propósito oferecer a todos os que, por motivos acadêmicos ou profissionais, se interessam pelo assunto. Uma obra de referência pelas temáticas abordadas e pela elucidação de sua prática no contexto educativo. Sabemos que, atualmente, face aos atrativos dos meios de comunicação como televisão e redes sociais, a situação da leitura na escola precisa se tornar atraente aos estudantes e que um fator essencial é a formação do professor. Com esse propósito, foram aprofundados os conceitos de literatura, de leitura e discutidas metodologias de trabalho com o texto literário infantil. Os textos poéticos, narrativos e, de modo especial, o teatro e o folclore, foram abordados com vistas à compreensão de que o conteúdo e a forma de uma obra literária são indissociáveis: são duas faces responsáveis pela estruturação da obra e aspectos importantes da construção de seus significados.

Sobre os autores: 

Carine Haupt é doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Letras Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos. Atualmente, atua no campo da Linguística, com ênfase nos estudos de fonética e fonologia e abordagens cognitivas. É professora efetiva da Universidade Federal do Tocantins – UFT, no curso de graduação, no câmpus de Porto Nacional, e de mestrado e doutorado no campus de Araguaína. 

Isabel C. Auler Pereira é doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília e graduada em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jaú/São Paulo. Professora Adjunta da UFT, câmpus universitário de Palmas, Cursos de Pedagogia e Mestrados em Educação e ProfLetras. Integrante do grupo de pesquisa da plataforma Lattes/CNPq na área de Currículo, linguagem e tecnologias.

Karylleila dos Santos Andrade é doutora e Mestre em Linguística pela Universidade de São Paulo. Graduada em Letras pela Universidade do Tocantins. Atualmente, é professora associada do curso de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área do Léxico aplicado ao ensino, estudos Toponímicos e Antropologia Linguística.

Eli Pereira da Silva era doutor em Letras (Língua Portuguesa) pela USP. Mestre em Educação pela UnB. Especialista em Educação Brasileira pela UFG. Graduado em Letras – Português e Espanhol pelo Centro Unificado de Ensino de Brasília e, em História, pela Universidade do Tocantins. Tinha experiência na área de Letras, com ênfase em literatura portuguesa. Foi professor adjunto da UFT, onde deixou importantes contribuições para o curso de Letras do câmpus de Porto Nacional. Faleceu em 2013, quando esta obra estavam em produção.

Fim do conteúdo da página