Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > EdUFT > Catálogo > Obras Acadêmicas > Políticas Públicas e Educação do Campo no Município de Dianópolis/TO: uma análise das escolas multisseriadas
Início do conteúdo da página

Políticas Públicas e Educação do Campo no Município de Dianópolis/TO: uma análise das escolas multisseriadas

Título: Políticas Públicas e Educação do Campo no Município de Dianópolis/TO: uma análise das escolas multisseriadas
Autores:
Luzani Cardoso Barros, Flavio Moreira e Marcus Vinicius Alves Finco
Ano de publicação: 2014
Área/Sub-área: Ciências Humanas / Educação
Valor: R$ 20,00

Sinopse: O trabalho consiste no relato da investigação realizada entre os anos de 2010 a 2011, acerca das políticas públicas municipais existentes e ou em fase de implantação nas escolas públicas situadas na área rural do município de Dianópolis-Tocantins, cuja organização é multisseriada. A análise parte da retrospectiva da educação no contexto dos direitos humanos para, então, situar um breve histórico da implantação da escola pública na dimensão mundial e nacional. As classes multisseriadas inserem-se como organização escolar adotada para o atendimento a localidades com baixa densidade demográfica. Contudo os aspectos infraestruturais dessas escolas, a formação dos professores e o currículo prescindem de discurso e ações organizadas por parte dos órgãos responsáveis pela oferta de educação pública; e somente ao final da última década do século XX, a educação do campo, como categoria de análise, foi abordada em discussões de âmbito nacional, por meio do movimento Por uma Educação do Campo, o que fomentou a elaboração de documentos importantes, como as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo de 2002. A despeito dos entraves, as classes multisseriadas constituem-se como possibilidades de organização escolar do e no campo, por isso, requerem a elaboração e execução de políticas públicas municipais específicas, de modo a viabilizar o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento sustentável.

Sobre os autores:

Luzani Cardoso Barros possui Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Federal da Bahia, Campus IX – Barreiras,BA. É especialista em Gestão Escolar (UFT) e Tecnologias Educacionais (PUC-RJ). Mestre em Desenvolvimento Regional (UFT), com pesquisa sobre as classes multisseriadas. Servidora pública Estadual lotada na Secretaria de Educação do Estado do Tocantins. Já desempenhou as funções de docência na Educação Básica e Superior. Tem experiência nas atividades de supervisão escolar, formação de gestores escolares, formação de professores, coordenação pedagógica, tutoria presencial e à distância de cursos mediados por tecnologias digitais. Exerce atualmente a função de formadora de gestores escolares na Diretoria Regional de Gestão e Formação de Dianópolis e a tutoria à distância do curso de Gestão Pública na Universidade Federal do Tocantins/UAB.

Flavio Moreira possui Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professor Adjunto III da Universidade Federal do Tocantins, na área de Educação do Campo, Currículo e Educação e Movimentos Sociais. É diretor de campus da UFT/ Tocantinópolis (mandato 2011/2015). É pesquisador da Educação do campo no país, com ênfase na Pedagogia da Alternância. Coordenador geral do Programa Projovem Campo Saberes da Terra no Tocantins. Pesquisador orgânico dos movimentos sociais no Tocantins.

Marcus Vinicius Alves Finco é PhD pelo Institute of Agricultural Economics da Universität Hohenheim (Alemanha), com pós-Doutorado na School of Forestry & Environmental Studies da Yale University (EUA). Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT) é membro fundador e pesquisador permanente do Núcleo de Economia Solidária (NESol/UFT), pesquisador do Laboratório de Segurança Alimentar e Nutricional (LabSAN) da UFT e, também, do Nugobio (Núcleo de Estudos e projetos em Governança Ambiental dos Biomas – Issa/Instituto Salvia). Possui ampla experiência na coordenação de projetos na Amazônia Legal Brasileira e Liderança de grupos interdisciplinares nacionais e internacionais, especialmente na área de Economia Agrária e dos Recursos Naturais, Desenvolvimento Rural e Regional, Economia Solidária e Segurança Alimentar, Bioenergia e Mudanças Climáticas.

Fim do conteúdo da página