Página inicial > Últimas Notícias > Representantes da UFT participam de evento nacional sobre internacionalização
FAUBAI

Representantes da UFT participam de evento nacional sobre internacionalização

Por Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 23 de Abril de 2024, 11h26 | Última atualização em Terça, 23 de Abril de 2024, 18h01

Considerado o maior e mais antigo evento da América Latina dedicado à internacionalização da educação superior, a Conferência Anual da Faubai é realizada em São Paulo, desde o dia 20 e segue até quarta-feira (24). O reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luiz Eduardo Bovolato, o vice-reitor, Marcelo Leineker e a coordenadora de internacionalização, Adila Maria Lima, estão representando a UFT no evento que reúne anualmente mais de 600 participantes de todo o mundo.

O vice-reitor da UFT ressalta a importância da participação da UFT no evento em três dimensões. O primeiro que é estabelecer contatos e fortalecer uma rede de apoio que viabilize a mobilidade de professores, técnicos e alunos da UFT, em sintonia com o novo ciclo de internacionalização que se inicia em 2024; o segundo, a oportunidade de trabalhar em conjunto com outras universidades brasileiras para definir estratégias que fortaleçam a internacionalização no país e a troca de experiências, que inclui apresentações sobre políticas linguísticas, mobilidade internacional e integração em pesquisa. Por fim, ele enfatiza que o evento é uma oportunidade rica que certamente impulsionará a política de internacionalização da UFT para o ciclo 2024-2025.

Conferência

A FAUBAI 2024 tem como tema geral “Convidando para uma nova jornada” e busca fortalecer as relações institucionais internacionais, além de trazer parceiros significativos para dialogar com as Universidades sobre futuras parcerias. A programação é diversificada e conta com parcerias fortes e a presença de instituições e universidades internacionais, bem como a presença de cerca de 200 universidades brasileiras associadas. A Conferência, que ocorre no Brasil, é voltada para a temática de internacionalização e permite o diálogo entre universidades públicas, privadas e os institutos de pesquisa.

A coordenadora de internacionalização pontuou a importância da Associação Faubai, responsável por promover o evento anualmente, como uma instituição de internacionalização que oferece assessoria a diversas universidades brasileiras, sejam elas federais, institutos federais ou privadas: “O evento é mais do que uma simples feira, uma conferência abrangente que inclui palestras, oficinas e estandes de parceiros, nos quais são discutidos diversos aspectos da internacionalização, como políticas linguísticas e oportunidades de cooperação. É uma oportunidade valiosa para a UFT expor sua universidade, destacar seus cursos, perfil e localização, além de discutir possíveis cooperações e mobilidade de alunos com outras instituições presentes”.

Para Adila Maria, a presença da UFT nesse evento internacional representa uma nova visibilidade e desperta o interesse de instituições estrangeiras para parcerias e colaborações futuras. Adila ressalta ainda, que a Faubai, com mais de 200 membros entre universidades e institutos brasileiros, desempenha um papel fundamental na promoção da internacionalização por meio de editais, missões e participação em grandes feiras mundiais, como a NAFSA, nos Estados Unidos. Essa atuação contribui não apenas para a visibilidade das universidades brasileiras no exterior, mas também para a preparação de alunos e profissionais capazes de atuar em um mundo globalizado, proporcionando uma oportunidade para discutir tanto os desafios locais da internacionalização no Brasil quanto para apresentar as universidades brasileiras aos potenciais parceiros internacionais presentes.

marcador(es): Reitoria,Home