Página inicial > Últimas Notícias > Formação docente em discussão no X Enforsup e V Interfor, em Barreiras (BA)

Formação docente em discussão no X Enforsup e V Interfor, em Barreiras (BA)

Por Samuel Lima | Publicado: Terça, 23 de Abril de 2024, 10h56 | Última atualização em Terça, 23 de Abril de 2024, 11h34

Professora Jocyléia Santana, da UFT, participará de lançamento de livro e mesa-redonda

Com início previsto para as 19h desta terça-feira (23), ocorre na Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), no Câmpus Reitor Edgard Santos, em Barreiras, a 10ª edição do Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre formação docente para educação básica e superior (X Enforsup) e a 5ª edição do Encontro Internacional sobre a formação docente para educação básica e superior. Em pauta os desafios da formação docente para a educação básica e superior. A conferência de abertura terá como tema "O professor e seu papel no trabalho na escola", e será proferida pelo professor Prof. Dr. Guillermo de la Paz Arias Beaton, da Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana (Cuba), onde é titular e presidente da Cátedra L. S. Vygotski.

Mesa-redonda terá participação de professora da UFT, na próxima quinta-feira (25) (Foto: Divulgação Inforsup)Mesa-redonda terá participação de professora da UFT, na próxima quinta-feira (25) (Foto: Divulgação Inforsup)Os dois eventos contam com uma programação que inclui mesas-redondas, lançamentos de livro, apresentações de comunicações orais e culturais. Os trabalhos deste ano terão como base o tema “Compartilhando experiências da educação básica e superior: novos tempos, velhos problemas”. Na quarta-feira (24), a professora Dr.ª Jocyléia Santana participa da coordenação de lançamento de livros, juntamente com a professora Dr.ª Edileuza Fernandes da Silva (UnB).

No dia 25 (quinta-feira) professora Jocyléia participa de mesa-redonda sobre "Desenvolvimento profissional de professores iniciantes: tensões experienciadas no contexto da escola pública"; além de Jocyléia comporão a mesa as professoras doutoras Filomena Maria de Arruda Monteiro (UFMT) e Cristiane Andrade Régis (Uneb), como coordenadora da mesa.

A conferência de encerramento será ministrada pela professora Ilma Alencastro Passos Veiga, da Universidade de Brasília (UnB), idealizadora da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na educação e superior (Rides). Os encontros têm por objetivo compartilhar o espaço-tempo de reflexão crítica, de socialização sistemática da importância da educação como um dos direitos mais fundamentais humano de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Sobre o Enforsup e o Interfor

Os Encontros são realizados a cada dois anos pela Rides desde 2018. Nesta edição, a Ufob e a Uneb se tornaram parceiras numa ação de interiorização dos eventos. Nesta edição, segundo informações enviadas pela professora Jocyléia, havia mais de 600 pessoas inscritas até esta segunda-feira (22). A quantidade de inscrições realizadas evidencia a relevância dos temas que serão debatidos sobre a formação de professores. (Com informações da Ufob)

marcador(es): PPGE,Home,Educanorte