Página inicial > Últimas Notícias > Dia 12 de abril: o Cine Cultura de Palmas recebe a estreia do filme “Invisibilidade”, de Túlio de Melo
Cultura

Por Tulio de Melo | Publicação: Denise Neves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2024, 09h19 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2024, 10h46

No próximo dia 12 de abril, o Cine Cultura de Palmas será palco da estreia de um filme que promete dar voz a uma realidade muitas vezes ignorada: a invisibilidade das mulheres travestis no Brasil. O "Invisibilidade" é um filme de curta-metragem escrito e dirigido por Túlio de Melo. O curta foi gravado na cidade do Rio de Janeiro, com a produção da GBM Filmes, uma produtora independente de Palmas, com a parceria da OcriS – Oficina de Criatividade Sonora da UFT.

Com uma narrativa envolvente e sensível, o "Invisibilidade" busca entreter e provocar reflexões sobre o papel da sociedade na marginalização e discriminação de certos grupos. O evento contará com uma exibição comentada do grupo de pesquisa OUTROCAMPO e o Cine Debate do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Segundo a organização do evento, o filme apresenta a jornada do dia a dia de uma personagem chamada Mychelly, uma mulher travesti que vive uma realidade igual à da grande maioria no Brasil, de invisibilidade. A personagem não tem fala e não tem voz, tal como a grande maioria das mulheres travestis no país. A narrativa do filme é conduzida por imagens e sons, quase que um chamado à reflexão sobre o problema social da invisibilidade desse grupo social excluído na sociedade.

A estreia do filme no Cine Cultura de Palmas promete ser um evento marcante, reunindo entusiastas do cinema e defensores dos direitos humanos e da igualdade de gênero. Após a exibição, haverá um debate aberto com a presença de membros da equipe de produção, representantes da comunidade LGBTQIA+ local e grupos de pesquisa da Universidade Federal do Tocantins, proporcionando uma oportunidade única para a discussão e reflexão sobre as questões levantadas pelo filme.

Em resumo, o "Invisibilidade" além de ser um curta-metragem de ficção que fala sobre verdade; é um chamado à reflexão e à ação. Ao abordar a temática social da realidade das mulheres travestis no Brasil, a obra contribui para ampliar o diálogo sobre diversidade, igualdade e respeito, reforçando a importância do valor humano para além dos impostos sobre a sociedade.