Página inicial > Últimas Notícias > Incubadora Social promove oficina sobre Plantas Medicinais no CRAS Krahô

Incubadora Social promove oficina sobre Plantas Medicinais no CRAS Krahô

Por Bianca Zanella - Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 06 de Fevereiro de 2024, 10h45 | Última atualização em Terça, 06 de Fevereiro de 2024, 11h30

Atividade vai abordar especialmente espécies encontradas na região do cerrado.

A Incubadora Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realiza, nesta quinta-feira, dia 8 de fevereiro, das 8h às 10h, uma oficina com o tema "Saberes Populares: Plantas Medicinais". A oficina será ministrada por Daniela de Carvalho, engenheira agrônoma formada pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Durante o encontro serão apresentadas espécies de plantas encontradas no bioma cerrado, suas propriedades medicinais, formas de preparo, indicações e cuidados importantes para o uso. As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas por meio do formulário online ou no local.

Plantas Medicinais (Foto: Divulgação)

Diferente das demais atividades da Incubadora Social realizadas em Palmas, desde o segundo semestre do ano passado, esta oficina não será realizada no CRAS Karajá, no Aureny III; mas no Centro de Referência de Assistência Social da quadra ARSE 131 (1.304 Sul) - o CRAS Krahô. A mudança de local faz parte da estratégia definida pela equipe do projeto com a Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial de Palmas (Sempsir), para oportunizar a participação de mulheres de diversos bairros e regiões da cidade nas atividades da Incubadora. Outros pontos de assistência social do município também devem receber oficinas, minicursos ou eventos culturais do projeto até o final do ano.

A realização da oficina "Saberes Populares: Plantas Medicinais" é mais um passo importante na missão da Incubadora Social de promover conhecimento acessível e de qualidade, fortalecendo a rede de apoio para mulheres em situação de vulnerabilidade e valorizando a riqueza cultural e natural do Tocantins.

Sobre o projeto

A Incubadora Social é um projeto da Universidade Federal do Tocantins realizado por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFT), com o apoio do Ministério das Mulheres, a Secretaria da Mulher do Estado do Tocantins e as prefeituras de Palmas e Araguaína, com meio da Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial (Sempsir) e da Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth), respectivamente.

A iniciativa pretende beneficiar cerca de 500 mulheres e suas famílias até o final de 2024, nos municípios de Palmas/TO e Araguaína/TO, com a oferta de atendimentos psicossociais periódicos em grupo com equipe multiprofissional formada por psicólogas, assistentes sociais e terapeuta ocupacional, além da realização de oficinas, minicursos e atividades culturais.

O público prioritário do projeto são mulheres em situação de vulnerabilidade social, em especial situação de rua, mas qualquer mulher ou menina, a partir dos 12 anos de idade, pode participar das ações - que são todas gratuitas - assim como homens interessados.

Serviço:

O quê: Oficina "Saberes Populares: Plantas Medicinais", com Daniela de Carvalho
Quando: Quinta-feira, 08/02/2024, das 8h às 10h
Onde: Quadra ARSE 131 (1.304 Sul), APM 23, Rua 14, Alameda 6, Plano Diretor Sul, Palmas/TO
Inscrições: Gratuitas, por meio do formulário online ou no local
Mais informações: pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., pelo Whatsapp (63) 99983-7452 ou no Instagram @incubadorasocialuft