Página inicial > Últimas Notícias > Relinter estuda possibilidades de intercâmbio para alunos internacionais em Internato Rural da UFT
Relinter

Por Caroline Carvalho | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 26 de Janeiro de 2024, 18h15 | Última atualização em Sexta, 26 de Janeiro de 2024, 18h15

Nesta sexta-feira (26), a Coordenação de Relações Internacionais (Relinter), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), realizou uma reunião para tratar da possibilidade de aceitação de alunos internacionais no Internato Rural da Universidade. Além da pauta, oportunidades de mobilidade, visitação e trocas de experiências com outros modelos de sistemas de saúde pública em instituições internacionais foram discutidos.

Na ocasião, estiveram presentes: o apoiador institucional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/TO), Carlos Zandoná; a assessora técnica, Cátia Martins; o professor adjunto do colegiado de Medicina, que também é coordenador adjunto da disciplina de Internato Rural de Medicina, Milton Vale Cavalcante; a coordenadora da Relinter, Ádila Maria; e o aluno de Medicina da Universidade Cristã da Bolívia (Ucebol), Iggor Leandro.

Segundo a coordenadora, tais possibilidades de intercâmbio engrandecem o conhecimento cultural e científico dos alunos e professores de ambas as instituições. “Nossa Universidade tem sido muito procurada pelos parceiros internacionais para viabilizar estas possibilidades de conhecer outras realidades de saúde. Além disso, a parceria do Cosems tem sido muito efetiva ao proporcionar mais esse avanço para o curso e para a saúde tocantinense”, afirma.

Nesse sentido, de acordo com a coordenadora da Relinter, Ádila Maria, as tratativas com a universidade boliviana serão iniciadas. “A Ucebol já demonstrou interesse. Inclusive, um aluno da instituição está em visita ao Tocantins. Acreditamos que, já no segundo semestre, teremos, pelo menos, dois alunos em intercâmbio rural com a UFT”, assegura.

marcador(es): Home,Internacional,Relinter