Página inicial > Últimas Notícias > Protic fará manutenção programada em sistemas e soluções de TIC da UFT em janeiro de 2024
PROTIC

Por Liz Castro | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 27 de Dezembro de 2023, 14h44 | Última atualização em Sexta, 05 de Janeiro de 2024, 14h27

A Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação Comunicação (Protic), por meio da Diretoria de Infraestrutura Tecnológica, informa à comunidade acadêmica que todos os sistemas e soluções da UFT passarão por manutenção programada no período do dia 7 ao dia 21 de janeiro de 2024.

A manutenção é necessária para a realização de backup, configuração de servidores, migração de clusters e instalação física de novos equipamentos adquiridos. O principal objetivo é realizar a atualização de soluções existentes e contribuir para a garantia da continuidade dos serviços essenciais oferecidos pela UFT à comunidade acadêmica.

Durante a janela de manutenção todos os serviços podem ficar instáveis, ou seja, indisponíveis por um período curto de tempo diversas vezes durante todo o dia. Diversos sistemas serão impactados, como por exemplo, o Portal do Aluno, Portal do Professor, Sistema Eletrônico de Informações (SEI), Moodle, Portal da UFT, Eduroam, UFT Visitantes e etc.

Sistema de Informações para o Ensino (SIE)

A primeira etapa da manutenção programada é a realização do backup do banco de dados do SIE e manutenção do Sistema de Gestão de Banco de Dados do DB2. Assim, ao longo da primeira semana, todas as soluções integradas ao SIE, como os portais do professor e aluno, e demais sistemas integrados ficarão indisponíveis completamente.

Benefícios Esperados

A manutenção programada contribui para a estabilidade geral dos sistemas, reduzindo a probabilidade de falhas inesperadas ao longo do semestre letivo, permitindo a identificação e correção proativa de possíveis problemas nas soluções da UFT, aumentando a confiabilidade e eficiência nos serviços oferecidos.

Segundo o Analista de TI, Marluzio da Silva Leite, "a manutenção proporciona a oportunidade de incorporar novas tecnologias na infraestrutura tecnológica da UFT, que visa contribuir com a otimização do desempenho dos sistemas e permitir um uso mais eficiente por parte dos usuários. Além disso, a manutenção também vai reforçar questões de segurança da informação ao aplicar atualizações e cumprir requisitos obrigatórios exigidos por normas específicas do Governo Federal".

Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou WhatsApp institucional da Protic, o telefone (63) 3229-4034.