Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Central QualiTOPAMA finaliza curso de Gestão e Planejamento em Saúde Pública em Araguaína
Início do conteúdo da página
fapto

Central QualiTOPAMA finaliza curso de Gestão e Planejamento em Saúde Pública em Araguaína

Por Ascom QualiTOPAMA | publicação: Virgínia Magrin | Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2023, 08h37 | Última atualização em Terça, 28 de Novembro de 2023, 11h34

O Projeto Central de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Fortalecimento e Organização da Rede de Saúde Interfederativa (Rede TOPAMA) realizou, no dia 22 de novembro, o último encontro do curso de Gestão e Planejamento em Saúde Pública (GPSP), na cidade de Araguaína-TO.

Foto: Esthefani Silva Foto: Esthefani Silva

A finalização contou com a presença de 27 cursistas e foram trabalhadas as estratégias de planejamento financeiro em Saúde Pública e o monitoramento e avaliação em saúde, com foco em indicadores de desempenho e resultados. “A conclusão do curso de Gestão e Planejamento em Saúde Pública em Araguaína foi muito proveitosa. Obtivemos como produto final da dinâmica um dashboard construído pelos cursistas sobre o Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD). O levantamento das principais dificuldades enfrentadas pelos gestores locais foram colocadas em pauta. Esse debate é importante porque estimula o senso crítico e trabalho entre equipes multidisciplinares, além de corroborar para que, no momento oportuno, essas informações, em conjunto com os dados levantados pela Pesquisa Diagnóstica, sirvam de subsídio para novas estratégias de intervenção na região”, avaliou Esthefani Silva, bolsista da Central QualiTOPAMA e uma das responsáveis pela formação.

O GPSP vem sendo realizado nas  três cidades-polo (Araguaína, Marabá e Imperatriz) da região TOPAMA e já caminhando para a finalização em todas. A formação é realizada com profissionais da área da saúde dos municípios parceiros, tais como: agentes de endemias, nutricionistas, técnicos em administração, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais, que atuam na vigilância em saúde e atenção básica das cidades. 

Foto: Esthefani Silva Foto: Esthefani Silva

“Esse processo de finalização do curso é muito importante para o projeto Central QualiTOPAMA, pois coroa um trabalho realizado em três frentes: diagnóstica, tecnológica e educacional. Enfrentamos a pandemia, que alterou o cronograma do projeto, e, agora, finalmente estamos conseguindo caminhar para a finalização de uma etapa tão importante”, ressaltou o professor Dr. Paulo Fernando Martins, coordenador geral do projeto.

Central QualiTOPAMA

A Central QualiTOPAMA articula pesquisa científica com ações educativas, tecnológicas e comunicacionais, com objetivo de fortalecer a regionalização da saúde e a organização da Rede TOPAMA, a partir de um diagnóstico acerca dos desafios no Sistema Único de Saúde (SUS) relacionados à Vigilância em Saúde (VS), entendida como integrante da Rede de Atenção à Saúde (RAS), promovendo uma melhor integração entre as ações e serviços de saúde. O projeto atende a região conhecida como TOPAMA (que inclui Tocantins, Pará e Maranhão), em parceria com 30 municípios dessa área, e recebe apoio gerencial da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO).

registrado em:
marcador(es): Home,Fapto
Fim do conteúdo da página